Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A agenda do candidato do PSDB à reeleição para o Senado, Ataídes Oliveira, foi em Paraíso do Tocantins nesta última quarta-feira, 19. Acompanhado por 11 dos 13 vereadores da cidade e pelo deputado federal Freire Júnior (MDB), seu primeiro suplente, ele fez uma caminhada pelo comércio, antes de seguir para o comício, que também teve participação maciça de moradores e lideranças locais.

Os vereadores se revezaram no palanque pedindo votos para o “Senador do Araguaia”. Professor Deley, presidente da Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins , foi um dos que frisaram o apoio que Ataídes vem dando para o município e que, reeleito, “vai fazer muito mais”.

O prefeito de Pium, Valdemir Barros, também no palanque ao lado de Ataídes, disse que, em décadas de vida política, nunca viu um político como o senador tucano, “cordial, simples e limpo”, que tem lutado tanto pelo Estado. “É difícil encontrar uma cidade no Tocantins para a qual ele não tenha trazido benefícios”, arrematou.

Em nome do candidato a deputado federal Osires Damaso, Roberto Bandeira  justificou o apoio a Ataídes pelo fato dele ser um “senador diferenciado”. Votar no tucano, segundo ele, é “fazer uma política diferente, servindo à nossa sociedade”. Já a presidente do Conselho Municipal das Associações de Moradores de Palmas, a Cida do Comam, agradeceu o apoio que Ataídes vem dando para garantir casas populares para os tocantinenses. Ele já destinou quase 3 mil 300 moradias para o Tocantins, mil delas para Palmas.

Freire Júnior abriu o discurso chamando atenção para o poder do voto. É nas urnas, destacou o deputado, que o povo vai “acabar com essa bandalheira que está aí”. O suplente disse que Tocantins merece ter no Senado um político da envergadura de Ataídes, “um homem destemido, com mãos limpas e honradas”.

Mulheres

Ao tomar a palavra, o candidato ao Senado destacou a importância das mulheres nas eleições e na vida política. Ele observou que, apesar de serem 52% do eleitorado no país, as mulheres hoje não têm mais que 10% de representação no Congresso. “As mulheres precisam vir para a política. De modo geral, elas são mais detalhistas e mais honestas que os homens”, comentou, sob aplausos do povo.

Depois de contar sua história de vida, da infância pobre ao sucesso como empresário e à entrada na vida política, como suplente do então senador João Ribeiro, Ataídes disse que o maior desafio que já enfrentou é estar na política e manter as mãos limpas, o que tem conseguido até hoje. Pediu aplausos para o companheiro de campanha Moisés Avelino, prefeito de Paraiso, que, “com mais de 20 anos de vida pública, também conserva as mãos limpas”.

Ataídes apontou o desemprego como o maior drama hoje do Tocantins e do Brasil. Ele também disse que, além da corrupção, que tira dinheiro da saúde, da segurança e da educação, o grande problema é a má gestão. Nesse momento, pediu votos para o candidato ao governo na chapa A Verdadeira Mudança, Carlos Amastha, porque “ele já provou que é competente”.