Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com objetivo de divulgar as políticas públicas e ações realizadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), participa com estande e capacitações e palestras, das 9h às 17h, da Expopalmas 2018. A feira começa nesta quinta-feira, 20, e prossegue até sábado, 23, no Parque de Exposições de Palmas – Sindicato Rural de Palmas.   

Segundo o secretário da Seagro, Thiago Pereira Dourado, a participação do Governo do Tocantins, é um projeto que foi construído em conjunto para mudar um pouco porque as feiras agropecuárias têm virado feiras de exposição só de shows. “Então a gente precisa compartilhar conhecimento, divulgar tecnologia, dar espaço pra o setor do agronegócio, comércio, serviços e indústrias e gerar volume de negócios na feira”, disse. “A gente criou essa concepção, em conjunto com o Sindicato Rural, para esse novo modelo de formato aqui em Palmas. A Expopalmas faz a infraestrutura, e a Seagro, Adapec, Ruraltins e todo o agro governamental entra com capacitação”, informa.

O secretário reforça que durante a Expopalmas serão difundidas tecnologias para o produtor rural, com ênfase para os pequenos produtores. “Para que ele tenha acesso no que há de mais moderno dentro das várias cadeias produtivas, associativismo, cooperativismo, piscicultura, pecuária, pecuária de leite, são muitas palestras abordando diversos assuntos”.

Thiago Dourado explica que a Seagro articulou com várias instituições de ensino, Universidade Católica, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Tocantins), que estarão lá capacitando nas mais diversas áreas. Que tudo foi feito em conjunto para a articulação na área de capacitação.

Programação 

10h – 10h50: A Piscicultura e a Pesca Esportiva: como estas atividades podem promover o desenvolvimento sustentável do Tocantins. Palestrante: Thiago Tardivo – Msc / Seagro.

11h – 11h50: Frigoríficos e Sanidade Animal para a Segurança Alimentar – Palestrante: Médico Veterinário da Adapec Márcio de Oliveira Rezende

14h – 14h50: Produção Agroecológica e Orgânica – Palestrante: Diretoria de Tecnologias Sociais da Seagro

15h – 15h50:  Associativismo e Cooperativismo uma ferramenta para o Desenvolvimento Palestrante: Extensionista Rural do Ruraltins Doutor Edson Soares Maciel

16h – 16h50: Politicas públicas e implantação de biodigestores para tratamento de dejetos. Palestrante: Tecnólogo em Sistemas Elétricos da Seagro Reginaldo Rocha.