Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Philipe Bastos

Depois de dois dias de intensas disputas nas quadras de Manaus, as equipes tocantinenses começam a colher os frutos dos treinamentos na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude. O Tocantins já está classificado para duas semifinais e ainda busca vagas na etapa nacional da maior competição interescolar do Brasil. Ao todo, cerca de 160 alunos/atletas disputam quatro modalidades: futsal, handebol, basquetebol e voleibol, nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, no masculino e no feminino.

A primeira equipe a conquistar uma vaga nas semifinais da competição foi o voleibol masculino, 15 a 17 anos, do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína. Depois de um jogo muito complicado contra o time do Pará, na última quinta-feira, em que precisou virar a partida, os meninos do Tocantins enfrentaram a equipe de Rondônia. Em partida realizada nesta sexta-feira, 21, os tocantinenses venceram por dois sets a zero e se classificaram.

Para Gabriel Henrique Batista, um dos destaques da equipe, o time soube se portar em quadra e mostrar o voleibol que os classificaram para esta etapa da competição. “Nós hoje conseguimos impor nosso jogo e garantir a vitória. Agora é nos preparar para as semifinais e buscar a classificação para a etapa nacional”, disse. O Tocantins enfrenta, na próxima fase do torneio de voleibol a equipe de Roraima, que bateu o time do Amapá por dois sets a zero.

Já no futsal feminino, 15 a 17 anos, a equipe da Escola Estadual Adá de Assis Teixeira, de Goiatins, se classificou para as semifinais, mesmo sendo derrotada pela equipe do Amazonas. Para a professora Alays Ribeiro dos Santos, técnica da equipe, as meninas precisam manter o foco na competição para conseguirem passar à final dos Jogos. “É muito importante para a gente essa classificação, pois motiva as meninas a nunca desistirem. Agora é manter a concentração, pois sabemos que sempre virão jogos complicados”, destacou.

JEJ 2018

Em 2018, os Jogos Escolares da Juventude sofreram uma mudança com relação aos anos anteriores. Até 2017, todas as equipes das modalidades coletivas que vencessem as finais estaduais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) se classificavam diretamente para a etapa nacional dos JEJ. A partir deste ano, contudo, o Comitê Olímpico do Brasil, organizador do evento, implementou uma etapa regional para as modalidades coletivas. Desde então, as equipes campeãs estaduais passam por uma fase regional antes de disputar os jogos nacionais.

Com 27 unidades federativas, o COB definiu três macrorregiões, cada uma com nove representantes. A primeira, com todos os estados do Nordeste, a segunda com todos os estados do Norte, mais Mato Grosso e o Distrito Federal e a terceira, com os outros estados do Centro-Oeste, mais os estados do Sul e do Sudeste. Os vencedores desta etapa se juntam aos atletas das modalidades individuais na etapa nacional que será realizada em Natal/RN, em novembro.