Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi lançado nesta quinta-feira, 27, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, o projeto Cidades Inovadoras, que tem como objetivo financiar atividades de inovação em prol do desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras. O Tocantins participa do projeto por meio da Agência de Fomento, que será a repassadora do recurso liberado.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), devem liberar, em até dois anos, R$ 1 bilhão para f.

O foco do programa será bancos de desenvolvimento, agências de fomento e outras instituições financeiras, que repassarão recursos a prefeituras, governos estaduais e empresas de economia mista ou empresas privadas interessadas em desenvolver projetos de inovação que beneficiem suas áreas de influência local.

O presidente da Agência de Fomento do Tocantins, Maurílio Ricardo esteve presente no lançamento do Projeto, que contou com a presença do ministro Gilberto Kassab, do presidente substituto da Finep, Ronaldo Camargo, da diretoria da Finep e de autoridades federais, estaduais e municipais.

Condições de financiamento

Quatro setores receberão apoio de forma prioritária: saneamento e recursos hídricos; mobilidade urbana; eficiência energética e energias renováveis. A taxa de juros será de CDI + 4.0% a. a. (remuneração Finep), e a remuneração do agente será negociada entre a instituição e o cliente. O prazo de carência será de até 24 meses e o prazo de amortização, de até 96 meses.