Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

As reuniões entre gestores e capacitações para os técnicos visam fortalecer as iniciativas do Unicef noTocantins

As reuniões entre gestores e capacitações para os técnicos visam fortalecer as iniciativas do Unicef noTocantins Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira As reuniões entre gestores e capacitações para os técnicos visam fortalecer as iniciativas do Unicef noTocantins As reuniões entre gestores e capacitações para os técnicos visam fortalecer as iniciativas do Unicef noTocantins

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Governo do Estado cumprem agenda conjunta, nesta quinta-feira, 27, e sexta-feira, 28, objetivando fortalecer as iniciativas que colaboram para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes tocantinenses. Além da assinatura de adesão à plataforma Busca Ativa, serão realizadas reuniões com os titulares das pastas da Educação, Saúde e Assistência Social, além de duas capacitações para técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e representantes das cidades participantes do Selo Unicef município aprovado.

A gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, é também a articuladora estadual do Selo Unicef no Tocantins. Segundo ela, “as ações visam unir esforços do executivo estadual e municipal que culminem em progressos reais nas vidas de crianças e adolescentes”, enfatizou.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita desenvolvida para combater a exclusão escolar. A intenção do Unicef é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, estado e municípios terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

O selo Unicef Município Aprovado é um compromisso assumido por gestores municipais para desenvolver um conjunto de ações estratégicas que buscam promover os direitos das crianças e adolescentes. No Tocantins, 87 municípios aderiram ao selo em 2017 e aceitaram o desafio de produzir impactos positivos sobre a vida de suas crianças e adolescentes.

Capacitações

No dia 28, os assessores de apoio aos municípios das 13 Diretorias Regionais de Educação participam da capacitação sobre as estratégias da Busca Ativa Escolar e sobre o Selo Unicef no Tocantins. “Esta foi uma solicitação da secretária Adriana que, como Articuladora Estadual do Selo, compreende a necessidade dessa união entre estado e municípios para que os resultados aconteçam efetivamente. Oferecer esse auxílio aos municípios, por meio da Secretaria Estadual da Educação, é um suporte indispensável para atingirmos nossos objetivos”, frisou o oficial do Unicef, Ângelo Damas.

Também na sexta-feira, 28, acontece o 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef para 11 municípios participantes do projeto. Os temas desta etapa serão: Água e Saneamento – produzindo impactos reais e positivos na vida de Crianças e Adolescentes; Nutrição; Núcleo de Mobilização dos Adolescentes; Plataforma Digital do Selo. Participam da formação, representantes de Ananás, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Monte Santo, Nazaré, Novo Alegre, Palmeirópolis, Peixe, São Félix do Tocantins, São Valério da Natividade e Tocantinópolis.