Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A segunda capacitação cultural da Aldeia Jiquitaia 2018 será a Oficina de Tambores e Ritmos do Brasil, com Márcio Bello, do grupo Tambores do Tocantins, de Porto Nacional (TO). A oficina acontece nos dias 28 de setembro, das 19h às 21h, e dia 29 das 9h às 11h no Núcleo de Música do Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. A 11ª edição da Mostra Cultural do Sesc Tocantins terá sua abertura oficial com o cortejo Aldeia Jiquitaia, saindo da Avenida JK, próximo ao Banco Santander e seguindo até a Praça dos Girassóis, às 17h do dia 1º de outubro, segunda-feira. A programação completa pode ser acessada no www.sescto.com.br e a entrada será gratuita para todas as atividades.

A Aldeia Jiquitaia é uma mostra cultural realizada anualmente pelo Sesc Tocantins, e que reúne atrações nas mais variadas áreas do fazer artístico e cultural, como espetáculos circenses, teatrais, dança, cinema, shows musicais, performances, além de oficinas de dança, de teatro, de música e de artes visuais. Toda a sua programação você poderá acompanhar no site www.sescto.com.br.

A modalidade a ser oferecida nesta oficina será a percussão corporal e a prática de instrumentos de percussão em grupo. O objetivo será o de proporcionar aos participantes o contato e o conhecimento de ritmos, instrumentos e técnicas do aprendizado de percussão.

As datas e horários da Oficina de Tambores e Ritmos do Brasil serão: dia 28 de setembro – sexta-feira, das 19h às 21h, e dia 29 de setembro, das 9h às 11h no Núcleo de Música do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte). A carga horária será de 04 horas aulas e, no total, são 30 participantes.

Perfil 

Márcio Bello é natural de Campo Grande (MS), músico e artesão, iniciou sua trajetória artística aos 12 anos de idade, discípulo de grandes mestres da percussão mundial, entre eles os brasileiros Naná Vasconcelos e Hermeto Paschoal. Sempre se dedicou à pesquisa e ao estudo das peculiaridades da percussão brasileira e também a construção de instrumentos primitivos. Radicado no Tocantins desde o início dos 1990, em 1999, iniciou a criação do Projeto Tambores do Tocantins, com a finalidade de contribuir para com a preservação e a valorização das culturas tradicionais do estado e a inclusão de crianças adolescentes e jovens, através da música, iniciativa que se tornou uma referência em projeto de Arte Educação, para o estado do Tocantins e para o Brasil, reconhecido pelo Ministério da Cultura e em outros países como: França, Noruega, Itália e Reino Unido.

A Aldeia Jiquitaia, que acontece de 1º a 08 de outubro no Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte) e outros locais, e realiza a segunda capacitação com a Oficina de Tambores e Ritmos do Brasil, com Márcio Bello, do grupo Tambores do Tocantins, de Porto Nacional (TO). A oficina acontece nos dias 28 de setembro, das 19h às 21h, e 29 das 9h às 11h no Núcleo de Música do Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. A programação completa pode ser acessada no www.sescto.com.br. A entrada será gratuita para todas as atividades.