Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

O candidato a senador pela coligação Frente Alternativa, Paulo Mourão (PT) realizou uma grande reunião na noite deste último sábado, dia 29, na Praça do Avião, em Porto Nacional, reunindo em seu palanque seu companheiro de chapa Irajá Abreu (PSD), além de candidatos a deputado estadual, prefeito Joaquim Maia (PV) e lideranças locais. O candidato a governador da coligação Márlon Reis (Rede) não pode estar presente em função de outros compromissos.

Paulo Mourão falou do momento político do País que se encontra dividido em conflito político, reforçou a importância da democracia e do debate de ideias e defendeu a busca de soluções para a pobreza, a fome, o desemprego, juventude, a agricultura familiar, os assentamentos rurais, as minorias, quilombolas e indígenas. “Se o Brasil, heterogêneo na sua formação populacional, mas homogêneo na sua situação humana, permitir divisões e conflitos nós não encontraremos soluções e teremos um país ainda mais dividido”, lamentou.

O senadoriável criticou a PEC do teto dos gastos, que congelou investimentos em saúde e educação por 20 anos.

“Como resolver o problema de 13 milhões de desempregos, de um governo altamente temerário achando que a solução vai se dá impedindo despesa ou gasto com universidade, com saúde, educação, com essa malfada PEC dos gastos. Como que eu vou resolver o problema do Brasil e do Tocantins se nós não tivermos capacidade de investimento?”, questionou.

Paulo Mourão reforçou que Haddad como presidente precisará de senadores compromissados em resgatar o Brasil. Ele chamou a população a refletir sobre como é sério votar para eleger senadores e deputados. Ele lembrou que os deputados que votaram a “Reforma Trabalhista, precarizaram o emprego, desmantelando uma das leis mais seguras do cidadão trabalhador, lei esta que era uma mais seguras do mundo, implantada ainda por Getúlio Vargas. “Mexerem em 121 artigos da Lei Trabalhista justamente penalizando o trabalhador e a trabalhadora, por força de um governo que é comandado pelo sistema financeiro”, destacou.

O candidato ao Senado falou que é preciso resgatar um governo que quem manda nele é o povo, como era o governo do presidente Lula. “Precisamos resgatar programas sociais, como a bolsa-família, o FIES, o Prouni, Minha Casa Minha Vida, Luz Para Todos. Precisamos recuperar a capacidade de gerar emprego aos nossos jovens”, frisou. “Eu tenho caminhado muito, companheiro Irajá, e tenho certeza que nós chegaremos juntos no Senado”, salientou. “Não quero desmerecer nenhum dos outros candidatos, mas se tem alguém que eu confio de estar comigo, e nós juntos vamos ajudar o Haddad, é o meu companheiro Irajá”, declarou Paulo Mourão.

Paulo Mourão falou da sua relação de amizade com o candidato a presidente Fernando Haddad (PT). Lembrou que o conheceu ainda como secretário-executivo do Ministério da Educação quando levou ao então ministro Tasso Genro o problema do IESPEN (Instituto de Ensino Superior de Porto Nacional) que por determinação legal e correta do Ministério Público Federal (MPF) deveria encerrar suas atividades em Porto Nacional. “Fui lá e disse Ministro sou prefeito de Porto Nacional, uma cidade cultural e histórica, não permita essa faculdade se fechar. Ele chamou o secretário-executivo dele, Fernando Haddad, a primeira vez que me foi apresentado. Haddad aqui está um companheiro meu de Congresso Paulo Mourão, você resolva esse problema, essa faculdade não vai fechar na mão de um prefeito do Partido dos Trabalhadores, lá implantaremos uma instituição nova e foi assim que o Haddad veio a Porto, trabalhou, resolvemos o problema, hoje tá aí o ITPAC, uma das maiores e melhores instituições de ensino do norte do Brasil, a mesma coisa foi o IFTO, foi com apoio do já então Ministro Haddad e com esforço do competente professor Erialdo, secretário Municipal de Educação, que nos ajudou a conquistar o IFTO, para Porto Nacional”, relatou Mourão.

O senadoriável afirmou que sendo eleito junto com Haddad irá pedir a construção imediata da ponte de Porto Nacional, destacando que não será apenas um pedido político, “mas um pedido de amigo para dar continuidade ao que nós construímos e gerar emprego”. Paulo Mourão lembrou que na sua gestão como prefeito de Porto Nacional implantou no município o maior parque agroindustrial do norte do Brasil, com o apoio do então presidente Lula, bem como o pátio da intermodal, mas que hoje o polo agroindustrial diminuiu a produção porque não pode passar caminhão carregado para a intermodal, justamente por conta da atual ponte que está prestes a cair. “Eu e Irajá vamos fazer esse despacho com Haddad para que ele resolva essa ponte não é pro ano que vem não,  porque já prometeram essa ponte muitas vezes, mas eu não quero prometer, eu quero é construir,  ela precisa ser resolvida é agora”, sustentou.

Paulo Mourão disse que outro assunto que já falou com Haddad foi sobre a construção de um campus avançado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Bico do Papagaio. “Foi por isso que ele mandou essa mensagem de vídeo, dizendo que nós juntos vamos construir mais polos e campus universitário porque eu já fiz esse pedido a ele”, afirmou. “Para nós combatermos a pobreza lá do Bico do Papagaio só tem uma forma, é termos um campus avançado da Universidade Federal. O Bico do Papagaio tem que conquistar uma universidade federal, assim como conquistamos a Unitins pública e gratuita como deputado estadual, com o apoio dos demais parlamentares da Assembleia Legislativa, para em todo o lugar onde não tiver a universidade federal termos um polo tecnológico da Unitins”, frisou.

Paulo Mourão também defendeu a implantação da Uniitins na região sudeste para melhorar a qualificação profissional dos jovens. “Compreendam, esse estado só tem um caminho é através da educação,  com melhores salários aos servidores da educação e qualificação profissional, a educação é a base de tudo.  É através dela que nós vamos fazer o Tocantins se desenvolver”, garantiu.

Já finalizando seu discurso, Paulo Mourão afirmou que como senador vai criar condição para que seja revista a questão tributária, afim de implantar impostos sobre ganhos financeiros. “Vamos tirar a riqueza desses bancos e distribuir para pobres, é isso que precisamos fazer, enfrentar essa discussão no País, diminuir a dificuldade do trabalhador e do assalariado e do pobre que vive do campo à míngua, é preciso ter coragem de enfrentar isso, é preciso renovar esse Congresso, fica essa cambada de congressistas a responder a banqueiro uma hora votando reforma da previdência, uma hora votando reforma trabalhista, tenho certeza que o companheiro Irajá e Paulo Mourão vamos honrar os seus votos  e vocês terão orgulho do que faremos juntos no Senado”, assegurou Paulo Mourão.

Irajá agradeceu a relação de confiança do amigo e companheiro Paulo Mourão, falou que está muito animado nessa reta final de campanha. “Estamos construindo Paulo Mourão uma grande vitória, uma grande virada nessa eleição no Senado da República porque os dois candidatos que têm mais crescido nas pesquisas de opinião pública estão aqui nesse palanque”, frisou Irajá. “Quero agradecer seu companheirismo, seu apoio, a sua confiança e eu estou muito esperançoso que no dia 7 de outubro, nós iremos consolidar uma grande vitória no estado do Tocantins”, continuou. “Para mim é uma alegria estar com você nesta eleição. O Paulo é essa pessoa respeitada, não só em Porto Nacional, mas em todos os municípios do estado do Tocantins, foi um brilhante deputado federal, está sendo um grande deputado estadual, é por isso Paulo que seu nome vem crescendo em todas as regiões do estado do Tocantins, desde o Bico do Papagaio até nossa região sudeste, na divisa do estado de Goiás, estou muito animado e confiante nessa nossa caminhada”, declarou Irajá.

O prefeito Joaquim Maia se referiu a Paulo Mourão como o senador do trabalho, o senador da educação e que tem feito muito por Porto nacional e pelo povo do Tocantins. “O seu trabalho de prefeito marcou Porto Nacional, marcou nosso povo e tem sido muito bom caminhar pedido voto ao Paulo Mourão 131 Senador porque aonde a gente bate, aonde a gente fala as pessoas batem no peito e falam eu já sou 131, eu já sou Paulo Mourão, é por isso que a gente caminha com tranquilidade pedindo voto a você e Porto Nacional vai dar a resposta, vai corresponder com a votação maciça em Paulo Mourão Senador 131 em 7 de outubro”, declarou Joaquim Maia.

Também discursaram os candidatos a deputado estadual Eutália Barbosa (PT), Ricardo Ayres (PSB), Ronivon Maciel (PROS) e Valdemar Júnior. Todos enalteceram o trabalho e competência de Paulo Mourão, declarando apoio à sua candidatura. “A melhor opção para o Congresso Nacional chama-se Paulo Mourão”, afirmou Eutália. “Com certeza Porto Nacional, o Tocantins e o Brasil vão se orgulhar de ter esse homem como senador, por tudo aquilo que nós já conhecemos, pela sua postura, pela sua sabedoria e acima de tudo pela força de vontade que ele tem de servir ao povo”, discursou Ronivon Maciel.

“Eu tenho uma admiração muito grande por esse homem. Paulo Mourão merece ser o nosso Senador da República para que ele possa nos representar e fazer a diferença em nossas vidas”, declarou Ricardo Ayres. “Nós precisamos eleger Paulo Mourão para o Senado da República. Paulo Mourão nos seus quatro mandatos de deputado federal fez a diferença para nosso estado, como prefeito de Porto Nacional foi o melhor prefeito da história de nosso município e eu estou tendo a honra de ter o Paulo Mourão como colega deputado estadual e com ele aprendendo muito dos seus ensinamentos. Paulinho, tenho certeza absoluta que nessa reta final o crescimento vertiginoso seu como candidato a senador é notório e Porto Nacional e o Tocantins inteiro vão fazer com que você possa nos representar no Senado, um dos meus votos é 131”, concluiu Valdemar.