Estado

Foto: Divulgação

Com o intuito de combater os problemas provocados pelo descarte inadequado do lixo, a Prefeitura de Gurupi lança a campanha “Seja solidário com o trabalhador da limpeza pública”. Alguns acidentes provocados por objetos pontiagudos, como cacos de vidro principalmente, estão sendo recorrentes. 

Osmar Rodrigues da Silva é um dos trabalhadores que se feriu ao recolher esse tipo de lixo. “Infelizmente temos passado por isso, mesmo usando a vestimenta adequada vários de nós tem sofrido com essa situação”, relata.

Para que casos assim não se repitam é preciso ter um cuidado especial com esse tipo de lixo. Vidros quebrados e outros materiais cortantes, antes de irem para a lixeira devem ser embrulhados em papel grosso, colocados em uma caixa, garrafas plásticas ou identificados. É um cuidado simples com as pessoas que trabalham pelo seu bem-estar.

“A coleta de resíduos sólidos é muito importante, e temos de uma maneira geral procurado melhorar. A nossa meta é instalar um sistema automatizado e humanizado de coleta de resíduos sólidos, por meio de containers, que também serão específicos para a coleta seletiva. E enquanto não chegamos a esse objetivo contamos com a colaboração da comunidade no acondicionamento correto do lixo, para evitar acidentes de trabalho”, declara o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

Em breve será implantada em toda Gurupi coletores específicos para a coleta seletiva. De acordo com a Diretora de Meio ambiente da Secretaria Municipal de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, Asafe Gomes, o projeto para a execução desse sistema já está sendo finalizado. “Nós fazemos um trabalho de educação ambiental nas escolas, para que quando o sistema for implantado as pessoas estejam conscientes dessa responsabilidade”, disse Asafe.

A diretora também conta que há uma parceria com a Associação de Catadores e Catadoras de materiais recicláveis de Gurupi, para a realização da coleta seletiva. “O município disponibiliza o caminhão e motorista para realizarem as coletas, a associação realiza o convênio de termo de entrega voluntária com algumas empresas e também coletam nas principais avenidas”, afirma.

 “Nós fazemos a coleta duas vezes por dia de segunda a sexta-feira nas avenidas da cidade, e também buscamos os materiais recicláveis em algumas empresas”, explica a dona Raimunda Nonata Costa, líder da associação. 

Outra novidade é a distribuição de novos containers pelas avenidas centrais de Gurupi, que irá melhorar o serviço de coleta. Segundo o secretário municipal de infraestrutura, Gerson Oliveira, essa ação será realizada no próximo mês.