Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins realizou na quinta-feira, 27, a 5ª etapa do Programa Jovem Embaixadores (PJE), com a aplicação da prova oral. Nesta fase, 11 estudantes participaram da prova e destes quatro alunos foram classificados para compor a lista que a Seduc enviará para a Embaixada Americana.

Foram classificados para a fase final os alunos: Ana Gabriella Alves Guerra, do Colégio Pré-Universitário de Araguaína; João Vitor Ribeiro Lima, do Colégio Estadual Professora Ranulfa, localizado em Aurora do Tocantins; Rafael Aguiar Moraes e Thatiellen Almeida Ribeiro, do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, em Paraíso.

A coordenadora estadual do programa, Maria da Conceição Ranke, explicou que para chegar a esse resultado, os estudantes passaram pelas etapas do processo, como inserir dados e informações na ficha de inscrição, ter feito a prova escrita e ter recebido visitas em casa dos membros da Diretoria Regional de Educação. “A Comissão de Seleção da Embaixada avalia todos os aspectos como as atividades voluntárias que o aluno realiza, suas condições de vida, seu comprometimento com a escola e postura”, contou.

O resultado com a lista dos 50 jovens embaixadores edição 2019 está previsto para ser divulgado no dia 31 de outubro, pela Embaixada Americana.

O estudante vencedor participará em janeiro de 2019, de uma viagem aos Estados Unidos, com visita a Washington, para conhecer pontos turísticos, históricos e setores públicos. Na segunda semana, os alunos se dividem em grupos para visitar diferentes estados americanos.

Os alunos finalistas que não forem classificados como jovem embaixador, participarão do curso English Immersion Program, em Brasília, no próximo ano.

Um dia de integração

Os jovens que participaram da prova oral tiveram uma manhã de atividades culturais e dinâmicas no Colégio Estadual São José, em Palmas, como forma de promover a integração entre os candidatos.

Na ocasião, Eusamar Araújo de Sousa, superintendente de Desenvolvimento da Educação, enfatizou a oportunidade que PJE proporciona aos alunos das escolas públicas. “O programa abre novos horizontes e leva a novas aprendizagens. Vocês que chegaram até essa fase do processo, são vencedores e com certeza, fazem a diferença na escola”, contou.

A secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, parabenizou os estudantes que participaram de todo o processo. “É importante a escola incentivar os seus alunos a participarem de olimpíadas científicas, dos concursos de redação e dessas oportunidades de intercâmbio com outros países, porque isso faz a diferença na educação pública. O aluno que sai de sua escola para uma atividade em outro estado, em outro país, adquiri uma experiência para a vida, e com certeza, terá conhecimento para fazer melhor suas escolhas”, esclareceu.

O programa

O programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, desenvolvido no Brasil, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. Entre os parceiros estão: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins.