Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Anualmente, a embaixada seleciona representantes de todos os estados para o programa de intercâmbio Anualmente, a embaixada seleciona representantes de todos os estados para o programa de intercâmbio

Os estudantes Rafael Aguiar Morais, do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso, e Ana Gabriella Alves Guerra, do Colégio Pré-Universitário de Araguaína, foram selecionados para representar o Tocantins em intercâmbio aos Estados Unidos, em janeiro de 2019. A viagem faz parte do Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada Americana em parceria, no Tocantins, com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que visa reconhecer valores e o protagonismo em estudantes de escolas públicas por meio do voluntariado.

O resultado foi divulgado pela Embaixada nesta última terça-feira, 30, e indicou os representantes das 27 unidades federativas brasileiras que participarão da imersão cultural nos Estados Unidos a partir de 8 de janeiro de 2019. Para chegar ao resultado final, os alunos, além de realizarem trabalhos voluntários junto à comunidade escolar, passaram por um processo seletivo composto por avaliações em fala e escrita em Língua Inglesa.

Para Rafael, que tem 17 anos e estuda na 3ª série do ensino médio, poder representar o Tocantins em um programa como o Jovens Embaixadores é uma grande satisfação. “Ser selecionado para o Programa foi uma experiência muito gratificante e eu sei que isso é fruto do meu esforço e do meu trabalho, e porque sonhei alto e acreditei nos meus sonhos. Meu trabalho é na ONG Anjos de Patas. A gente recolhe animais de rua, cuida deles e dá abrigo até eles conseguirem um lar adotivo para poderem viver. Estou extremamente feliz e grato a todo mundo que me ajudou a chegar até aqui. Sei que não conseguiria sozinho”, celebrou.

Já Ana Gabriella, que tem 16 anos e está na 2ª série do ensino médio, frisou a emoção em poder participar do programa, que leva, anualmente, alunos para viver um período nos EUA. “Ser selecionada como Jovem Embaixadora, para mim, é muito gratificante, pois sei que irei representar a minha escola e meu estado fora do País. Com isso, terei a oportunidade de conhecer novas pessoas, lugares e adquirir novos conhecimentos”, destacou.

No Colégio Pré-Universitário, a aluna realiza um trabalho voltado para a aprendizagem em Língua Inglesa para um grupo especial de estudantes. “Eu realizo um trabalho de monitoria em Língua Inglesa, mas com foco voltado para alunos com necessidades especiais. E isso significa que todos podem aprender e adquirir conhecimento, independente das dificuldades”, frisou.

Coordenadora estadual do Programa, Maria da Conceição Ranke explicou que neste ano dois alunos foram selecionados para o intercâmbio nos Estados Unidos, por conta da qualidade no trabalho desenvolvido por eles e pelas avaliações que eles realizaram no decorrer da seleção para o projeto. “Devido ao excelente nível dos nossos jovens, e a um trabalho voluntário consistente, em janeiro de 2019, dois estudantes farão o intercâmbio nos EUA. Assim, comemoramos por ter dois Jovens Embaixadores”, pontuou.

Para a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, programas como o Jovens Embaixadores incentivam os alunos a irem além das atividades da sala de aula. “É muito importante que os nossos alunos assumam esse protagonismo e desenvolvam trabalhos que beneficiem não só a escola, mas toda a comunidade. Tenho certeza de que essa oportunidade de fazer um intercâmbio e conhecer uma nova cultura e realidade será um aprendizado a mais para nossos jovens”, disse.

Presbiteriano

Rafael é o segundo aluno consecutivo do Instituto Presbiteriano do Tocantins a ser selecionado para o programa Jovens Embaixadores. Em 2017, Maria Carolina Azevedo foi escolhida para representar o Tocantins no mesmo intercâmbio, realizado em janeiro deste ano. Além disso, a escola teve a aluna Thatiellen Almeida Ribeiro, também classificada para a fase final na edição deste ano do programa. “Nossa professora sempre nos incentivou a realizar o trabalho voluntário e a participar do programa, tanto a mim, quanto a Thatiellen, e isso é muito importante para nós”, completou.

Além de Rafael, Ana Gabriella e Thatiellen, João Vitor Ribeiro Lima - do Colégio Estadual Professora Ranulfa, localizado em Aurora do Tocantins - também foi finalista do programa este ano e, por esta razão, Thatiellen e João Vitor participarão do curso English Immersion Program, em Brasília, em 2019.

Programa Jovens Embaixadores

Criado em 2002, o programa visa fortalecer o ensino público a partir de alunos que são destaque em suas escolas, por meio do voluntariado. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.

A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses estudantes a oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo em que eles auxiliam no fortalecimento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.