Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Nielcem Fernandes

O Concurso Estadual de Chefs de Cozinha do Tocantins elegeu Millena Barros como finalista para o concurso do Prêmio Dolmã 2018, que vai eleger o melhor chef de cozinha do Tocantins. A competição para uma das vagas de três indicações ao concurso foi disputada por ela juntamente aos semifinalistas Matheus Nascimento, Tom Marinho e Vilma Moraes.

A semifinal do concurso estadual aconteceu na noite de terça-feira, 2, no Restaurante Raízes Gastronômicas (204 Sul), em Palmas. Cada chef de cozinha semifinalista apresentou um prato que trouxe o tema “Cerrado Tocantinense” para avaliação do corpo de jurados.

Vencedora desta etapa, Millena vai disputar o título de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins juntamente a outros dois indicados para o Dólmã 2018 – prêmio máximo da culinária brasileira -, que acontecerá em dezembro, na cidade de Goiânia (GO). “Eu tento trazer a minha história para a criação de cada prato, com as minhas origens, na minha cozinha. Então eu só agradeço pela confiança, pelo voto de cada jurado e por acreditarem no meu trabalho”, disse a finalista.

A chef de cozinha finalista venceu com a apresentação do prato “Alma de Índio”, feito com o tucunaré. “Neste prato retrato a riqueza de ingredientes e a cultura construída pelos índios. O peixe escolhido, além de ter o nome  indígena, é abundante em nossos rios. Além do peixe, trouxemos a mandioca em três texturas, mostrando a riqueza e a versatilidade do ingrediente mais rico do Brasil”, ressaltou Millena.

Título

A chef de cozinha Ruth Almeida é a atual Embaixadora da Gastronomia no Tocantins, por ter sido eleita a vencedora do Prêmio 2017 na categoria estadual, sendo responsável pela próxima edição do concurso no Tocantins. “O objetivo é identificar e valorizar os profissionais de cozinha do Tocantins, favorecendo a troca de experiências e contribuindo para a expansão da profissionalização e das riquezas gastronômicas, históricas, culturais e turísticas locais”, descreveu Ruth.

O Concurso Estadual de Chefs de Cozinha do Tocantins contou com o apoio do Restaurante Raízes Gastronômicas, Sistema Fieto, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Tocantins, AST Consultoria e The Steak.

Millena Barros

Nascida na cidade de Divinópolis, no interior do Tocantins, Millena Barros morou em fazenda até os seus 19 anos. Com 12 anos já cozinhava para toda família, ajudava o pai na roça, com a horta e criação de animais para sustento da família. Há 10 anos mudou-se para Palmas, onde começou a trabalhar com uma banca na Feira da 304 Sul, oferecendo comida regional, com produtos à base de mandioca. “Por cinco anos me dediquei e fui feliz demais fazendo o que mais amo”, lembrou.

Cursou Gastronomia pela Faculdade Anhembi, em Morumbi (SP) e foi selecionada para participar do Lab Maní, restaurante contemporâneo brasileiro da Chef Helena Rizzo. “Desde então trabalho com eventos particulares, sempre levando e pregando nossa cultura e riqueza de ingredientes. A cozinha transformou minha vida e minha história. Superei muitos traumas de uma infância difícil incluindo até abuso sexual. Foi nas panelas que sempre tirei forças para seguir em diante e mudar minha realidade e a realidade de todos em minha volta”, concluiu.