Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral do Tocantins está preparada para receber 1.039.439 eleitores para a escolha dos candidatos aos cargos de deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente nesse domingo, 7 de outubro.

Os portões dos 870 locais de votação estarão abertos das 8 às 17 horas (horário de Brasília). Serão disponibilizadas 4.872 urnas eletrônicas, que já foram distribuídas nas 33 zonas eleitorais do Estado.

Esta é a terceira eleição que o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins (TRE-TO) realiza neste ano, uma vez que no Estado houve o 1º e 2º turno das Eleições Suplementares, no mês de junho, para a escolha do novo governador para o mandato tampão até 31 de dezembro de 2018.

Equipe

Para atender aos eleitores, a Justiça Eleitoral conta com a importante participação de 16.564 mesários voluntários, 40 magistrados, 351 servidores e mais de 3 mil homens das forças de segurança.  Serão mais de 18 mil pessoas envolvidas nas Eleições 2018 no Tocantins.

Dia da Votação

O eleitor deverá apresentar documento de identificação com foto ou o e-título, que é o documento virtual criado pela Justiça Eleitoral para auxiliar os eleitores. O eleitor que deixou de votar no 1º e 2º turnos da eleição suplementar vota normalmente.

Segurança

As demandas relativas à segurança serão coordenadas pelo Gabinete de Segurança das Eleições, que inicia seus trabalhos na tarde deste sábado (6/10). A equipe é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Exército, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.

Apoio ao Eleitor

A Justiça Eleitoral conta ainda com o serviço de Ouvidoria: 0800 6486 800, onde o eleitor poderá receber orientações, tirar dúvidas e ainda fazer denúncias. Outro importante aliado no combate aos crimes eleitorais é o Aplicativo Pardal, que pode ser baixado nos aparelhos celulares. Até o momento foram aproximadamente 40 denúncias recebidas, sendo 7 relacionadas à propaganda eleitoral. As demandas são encaminhadas para o Ministério Público Eleitoral.

Indígenas

As forças de segurança do Exército iniciam o deslocamento para as terras indígenas a partir da manhã deste sábado (6/10). Cerca de 300 homens darão suporte ao pleito eleitoral em 12 aldeias indígenas, garantido assim uma votação segura para os 5.039 eleitores indígenas aptos. O Exército atuará nas aldeias da 32ª ZE de Goiatins – Aldeia Pedra Branca, Rio Vermelho e Cachoeira; 23ª ZE de Pedro Afonso – Aldeia Lajeado; 15ª ZE de Formoso do Araguaia – Aldeia Canoanã, Txuiri e São João; 5ª ZE de Miracema – Cidade de Tocantínia e Aldeias Porteira, Rio Sono, Brejo Comprido e Funil.

Tecnologia

Seis aplicativos vão orientar o eleitor para obter informações em tempo real sobre a apuração e ainda fiscalizar o pleito. São eles:

1.    JE processos – acompanhar o andamento processual

2.    Boletim na mão – acesso às informações do boletim de urna

3.    Resultados – acompanhar a apuração do resultado após votação

4.     E-título – via digital do título eleitoral

5.    Mesários – auxilia o mesário

6.    Pardal – fiscalização da propaganda eleitoral

Auditoria

Além do mais, os sistemas eletrônicos da urna serão auditados. O sorteio acontece neste sábado, 6/10, às 9 horas, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. Nestas eleições seis urnas passam pelo procedimento, que vai garantir ainda mais segurança e transparência no uso dos sistemas eletrônicos de votação. A solenidade é pública e pode ser acompanhada pela imprensa e por qualquer cidadão interessado. Toda a auditoria também será transmitida pela internet no canal da Justiça Eleitoral do Tocantins You Tube: justicaeleitoralto.

Eleições Sem Sujeira

Para evitar o derrame de material de campanha nas ruas das cidades, o TRE-TO está com a campanha publicitária “Eleições Sem Sujeira: candidato que suja a cidade não merece seu voto”, no rádio, TV e redes sociais para esclarecer aos partidos, candidatos, coligações e eleitores sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

Pronunciamento

Durante a sessão do pleno nesta quinta-feira (4/10), o presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas deixou uma importante orientação aos eleitores e uma mensagem aos tocantinenses por ocasião do aniversário dos 30 anos do Estado. “O mundo inteiro está acompanhando o que passa pelo Brasil, porque nós brasileiros não sabemos da importância que o Brasil tem para o mundo e para a democracia do ocidente. Já é chegado o momento de o Brasil tomar uma decisão e tem que ser uma decisão correta em relação a tudo que aconteceu até hoje”, avaliou o presidente ao citar o diálogo realizado por ele com juízes e desembargadores europeus sobre o sistema político no Brasil.

Sobre o Tocantins, Villas Boas citou os avanços do Estado nos últimos anos. “Não podemos deixar de registrar a alegria e a felicidade por ver o Tocantins, apesar de todos os percalços, estabilizado. Todos nós, que lidamos principalmente com a democracia no âmbito da Justiça Eleitoral estamos esperançosos de que as coisas aconteçam bem e que os rumos do Estado melhorem porque é um Estado  bem centralizado, já desenvolvido, com uma boa infraestrutura já consolidada e que tem excelentes perspectivas, em todos os aspectos”, disse.

Confira abaixo a estatística das Eleições 2018

Ø  Eleitorado 2018

·         Eleitores aptos: 1.039.439

·         Locais de votação – 870

·         Seções Eleitorais – 4.147

·         Urnas eletrônicas – 4.872

·         Eleitorado indígena – 5.039 (Tocantínia, Tocantinópolis, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Goiatins, Itacajá, Santa Fé do Araguaia);

Ø  Segurança

·         Polícia Militar-  1.038

·         Polícia Federal – 35 policiais (entre agentes, delegados e escrivães)

·         Polícia Civil – 300

·         Corpo de Bombeiros – 70

·         Polícia Rodoviária Federal – 20 agentes

·         Exército - Em torno de 300 homens

·         Total estimado: 3.550 homens

Ø  Força de segurança nas aldeias

·         32ª ZE de Goiatins -  Aldeia Pedra Branca, Rio Vermelho, Cachoeira

·         23ª ZE de Pedro Afonso – Aldeia Lajeado

·         15ª ZE de Formoso do Araguaia – Aldeia Canoanã, Txuiri, São João

·         5ª ZE de Miracema – Cidade de Tocantínia e Aldeias Porteira, Rio Sono, Brejo Comprido e Funil

Ø  5 Maiores colégios eleitorais do TO

1.    Palmas – 29ª ZE

2.    Araguaína – 1ª ZE

3.    Gurupi – 2ª ZE

4.    Porto Nacional – 3ª ZE

5.    Paraíso – 7ª ZE

Ø  Eleitorado de Palmas – 29ª ZE

·         185.254 – correspondem 17,82% do eleitorado do Estado

·         Locais de Votação: 70

·         Seções: 568

·         Número de urnas: 716

Ø  Eleitorado de Araguaína – 1ª ZE

·         101.282 – 9,8%

·         Locais de votação: 47

·         Seções: 339

·         Número de urnas: 373

Ø  Eleitorado de Gurupi – 2ª ZE

Ø  65.885 – 6,4%

Ø  Locais de votação: 41

Ø  Seções: 252

Ø  Números de urnas: 289

Ø  Eleitorado de Porto Nacional – 3ª ZE

·         56.171 – 5,4%

·         Locais de votação: 50

·         Seções: 233

·         Números de urnas: 278

·         Eleitorado de Paraíso - 7ª ZE

·         47.774 – 4,6%

·         Locais de votação: 41

·         Seções: 181

·         Números de urnas: 219