A Justiça Eleitoral do Tocantins está preparada para receber 1.039.439 eleitores para a escolha dos candidatos aos cargos de deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente nesse domingo, 7 de outubro.
Os portões dos 870 locais de votação estarão abertos das 8 às 17 horas (horário de Brasília). Serão disponibilizadas 4.872 urnas eletrônicas, que já foram distribuídas nas 33 zonas eleitorais do Estado.
Esta é a terceira eleição que o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins (TRE-TO) realiza neste ano, uma vez que no Estado houve o 1º e 2º turno das Eleições Suplementares, no mês de junho, para a escolha do novo governador para o mandato tampão até 31 de dezembro de 2018.
Equipe
Para atender aos eleitores, a Justiça Eleitoral conta com a importante participação de 16.564 mesários voluntários, 40 magistrados, 351 servidores e mais de 3 mil homens das forças de segurança. Serão mais de 18 mil pessoas envolvidas nas Eleições 2018 no Tocantins.
Dia da Votação
O eleitor deverá apresentar documento de identificação com foto ou o e-título, que é o documento virtual criado pela Justiça Eleitoral para auxiliar os eleitores. O eleitor que deixou de votar no 1º e 2º turnos da eleição suplementar vota normalmente.
Segurança
As demandas relativas à segurança serão coordenadas pelo Gabinete de Segurança das Eleições, que inicia seus trabalhos na tarde deste sábado (6/10). A equipe é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Exército, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.
Apoio ao Eleitor
A Justiça Eleitoral conta ainda com o serviço de Ouvidoria: 0800 6486 800, onde o eleitor poderá receber orientações, tirar dúvidas e ainda fazer denúncias. Outro importante aliado no combate aos crimes eleitorais é o Aplicativo Pardal, que pode ser baixado nos aparelhos celulares. Até o momento foram aproximadamente 40 denúncias recebidas, sendo 7 relacionadas à propaganda eleitoral. As demandas são encaminhadas para o Ministério Público Eleitoral.
Indígenas
As forças de segurança do Exército iniciam o deslocamento para as terras indígenas a partir da manhã deste sábado (6/10). Cerca de 300 homens darão suporte ao pleito eleitoral em 12 aldeias indígenas, garantido assim uma votação segura para os 5.039 eleitores indígenas aptos. O Exército atuará nas aldeias da 32ª ZE de Goiatins – Aldeia Pedra Branca, Rio Vermelho e Cachoeira; 23ª ZE de Pedro Afonso – Aldeia Lajeado; 15ª ZE de Formoso do Araguaia – Aldeia Canoanã, Txuiri e São João; 5ª ZE de Miracema – Cidade de Tocantínia e Aldeias Porteira, Rio Sono, Brejo Comprido e Funil.
Tecnologia
Seis aplicativos vão orientar o eleitor para obter informações em tempo real sobre a apuração e ainda fiscalizar o pleito. São eles:
1. JE processos – acompanhar o andamento processual
2. Boletim na mão – acesso às informações do boletim de urna
3. Resultados – acompanhar a apuração do resultado após votação
4. E-título – via digital do título eleitoral
5. Mesários – auxilia o mesário
6. Pardal – fiscalização da propaganda eleitoral
Auditoria
Além do mais, os sistemas eletrônicos da urna serão auditados. O sorteio acontece neste sábado, 6/10, às 9 horas, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. Nestas eleições seis urnas passam pelo procedimento, que vai garantir ainda mais segurança e transparência no uso dos sistemas eletrônicos de votação. A solenidade é pública e pode ser acompanhada pela imprensa e por qualquer cidadão interessado. Toda a auditoria também será transmitida pela internet no canal da Justiça Eleitoral do Tocantins You Tube: justicaeleitoralto.
Eleições Sem Sujeira
Para evitar o derrame de material de campanha nas ruas das cidades, o TRE-TO está com a campanha publicitária “Eleições Sem Sujeira: candidato que suja a cidade não merece seu voto”, no rádio, TV e redes sociais para esclarecer aos partidos, candidatos, coligações e eleitores sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
Pronunciamento
Durante a sessão do pleno nesta quinta-feira (4/10), o presidente do TRE-TO, desembargador Marco Villas Boas deixou uma importante orientação aos eleitores e uma mensagem aos tocantinenses por ocasião do aniversário dos 30 anos do Estado. “O mundo inteiro está acompanhando o que passa pelo Brasil, porque nós brasileiros não sabemos da importância que o Brasil tem para o mundo e para a democracia do ocidente. Já é chegado o momento de o Brasil tomar uma decisão e tem que ser uma decisão correta em relação a tudo que aconteceu até hoje”, avaliou o presidente ao citar o diálogo realizado por ele com juízes e desembargadores europeus sobre o sistema político no Brasil.
Sobre o Tocantins, Villas Boas citou os avanços do Estado nos últimos anos. “Não podemos deixar de registrar a alegria e a felicidade por ver o Tocantins, apesar de todos os percalços, estabilizado. Todos nós, que lidamos principalmente com a democracia no âmbito da Justiça Eleitoral estamos esperançosos de que as coisas aconteçam bem e que os rumos do Estado melhorem porque é um Estado bem centralizado, já desenvolvido, com uma boa infraestrutura já consolidada e que tem excelentes perspectivas, em todos os aspectos”, disse.
Confira abaixo a estatística das Eleições 2018
Ø Eleitorado 2018
· Eleitores aptos: 1.039.439
· Locais de votação – 870
· Seções Eleitorais – 4.147
· Urnas eletrônicas – 4.872
· Eleitorado indígena – 5.039 (Tocantínia, Tocantinópolis, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Goiatins, Itacajá, Santa Fé do Araguaia);
Ø Segurança
· Polícia Militar- 1.038
· Polícia Federal – 35 policiais (entre agentes, delegados e escrivães)
· Polícia Civil – 300
· Corpo de Bombeiros – 70
· Polícia Rodoviária Federal – 20 agentes
· Exército - Em torno de 300 homens
· Total estimado: 3.550 homens
Ø Força de segurança nas aldeias
· 32ª ZE de Goiatins - Aldeia Pedra Branca, Rio Vermelho, Cachoeira
· 23ª ZE de Pedro Afonso – Aldeia Lajeado
· 15ª ZE de Formoso do Araguaia – Aldeia Canoanã, Txuiri, São João
· 5ª ZE de Miracema – Cidade de Tocantínia e Aldeias Porteira, Rio Sono, Brejo Comprido e Funil
Ø 5 Maiores colégios eleitorais do TO
1. Palmas – 29ª ZE
2. Araguaína – 1ª ZE
3. Gurupi – 2ª ZE
4. Porto Nacional – 3ª ZE
5. Paraíso – 7ª ZE
Ø Eleitorado de Palmas – 29ª ZE
· 185.254 – correspondem 17,82% do eleitorado do Estado
· Locais de Votação: 70
· Seções: 568
· Número de urnas: 716
Ø Eleitorado de Araguaína – 1ª ZE
· 101.282 – 9,8%
· Locais de votação: 47
· Seções: 339
· Número de urnas: 373
Ø Eleitorado de Gurupi – 2ª ZE
Ø 65.885 – 6,4%
Ø Locais de votação: 41
Ø Seções: 252
Ø Números de urnas: 289
Ø Eleitorado de Porto Nacional – 3ª ZE
· 56.171 – 5,4%
· Locais de votação: 50
· Seções: 233
· Números de urnas: 278
· Eleitorado de Paraíso - 7ª ZE
· 47.774 – 4,6%
· Locais de votação: 41
· Seções: 181
· Números de urnas: 219