Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Para reforçar as ações de monitoramento nos rios Palmeiras e Caiapó, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) instalou em cada, uma Plataforma de Coleta de Dados (PCDs), com isso o Estado passa a contar com 45 unidades espalhadas pelas principais bacias hidrográficas do Tocantins. A equipe de hidrometeorologia da Semarh realizou as instalações na última semana, sendo o custo de cada PCDs de R$ 88 mil.

O Rio Palmeiras fica localizado no município de Taipas e o Rio Caiapó na cidade de Caseara. Com os novos equipamentos, os técnicos podem analisar as alterações no volume de água do rio com os dados formatados em tempo real, que são enviados à Sala de Situação na Secretaria e à Agência Nacional das Águas (ANA).

Neste ano, a Semarh já instalou o total de quatro PCDs, sendo as outras duas, uma no Rio Urubu e outra no Rio Corda. As plataformas funcionam com energia solar e transmitem os dados instantaneamente por telemetria, via satélite, para a Ana, todas essas informações coletadas estão disponíveis nos Boletins de Hidrometeorologia, gerados diariamente pela Semarh e podem ser acessadas no site www.semarh.to.gov.br.