O Governo do Estado do Tocantins decidiu instaurar tomada de contas especial em duas secretarias para apurar supostos danos ao erário público em contratação de empresa de transporte e concessão de suprimentos de fundos.
O primeiro processo administrativo foi instaurado na Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Através da Controladoria do Gasto Público e Transparência, o governo instaurou tomada de contas referente ao contrato de prestação de serviços nº 024/2010, oriundo do pregão presencial para registro de preços - Edital nº 02/2010 - contratação de empresa especializada em serviços de transporte.
Já na segunda tomada de contas, a Controladoria do Gasto Público instaurou Tomada de Contas Especial no âmbito da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), quanto a possível dano ao erário na concessão de Suprimento de Fundos.
Nos dois procedimentos foram designados servidores para realizarem os trabalhos. Os mesmos poderão requisitar quaisquer processos, informações e relatórios, além de realizar visitas aos setores e entrevistas com os responsáveis.
As portarias não citam os prazos para conclusão dos trabalhos.