Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Como parte das comemorações dos 55 anos de Paraíso do Tocantins, será realizada no próximo sábado, dia 20 e no domingo, dia 21, a partir das 19h, a 1ª edição do Festival do Chambari de Paraíso, que acontecerá na Praça da Cultura José Torres, no centro da cidade, com entrada franca. Além da gastronomia, o evento, que é uma promoção da Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Tocantins, também contará com shows musicais e espaço recreativo para crianças.

Dentre as atrações do festival, o público poderá conferir o Chambari Tradicional, bem como outras opções, com essa iguaria, tais como, hambúrguer, caldo, pastel, tapioca, pizza e coxinha. A praça de alimentação também contará com barracas de chopp, doces, açaí, sorvete e pipoca.

Os shows musicais ficarão por conta da dupla sertaneja Tiarles e Taiann, no sábado, e Brisa.com, no domingo.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Morais, o Festival do Chambari chega com a finalidade de se tornar um evento tradicional em Paraíso. “Já tínhamos essa ideia há algum tempo e agora estamos conseguindo colocá-la em execução, com o apoio do Sebrae, e este será um momento de confraternização com os paraisenses e cidades circunvizinhas. Queremos que este festival perdure por muitos anos, celebrando uns dos principais pratos de nossa culinária”, destaca Celso.

O Chambari é uma das comidas mais tradicionais do município de Paraíso e do estado do Tocantins. O Chambari de Paraíso ganhou fama a nível nacional, com exposição em diversos veículos de comunicação, com destaque aos programas televisivos, como o quadro JN no Ar, do Jornal Nacional e no Programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga, na Rede Globo de Televisão.