Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira/Secom-TO

Foto: Marcio Vieira/Secom-TO

O governador interino do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado do secretário de Esportes, Juarez Salim Moreira, participou nesse sábado, 27, da 8ª edição do Festival do Chambari, em Paraíso do Tocantins. O evento, promovido pela Prefeitura em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), já se consolidou como um dos maiores festivais gastronômicos e culturais do Estado, atraindo moradores e visitantes de toda região.

Durante os três dias de programação, o festival reuniu milhares de pessoas e reforçou o papel de Paraíso como a capital do prato típico tocantinense. O governador Laurez Moreira, destacou que a iniciativa é um marco de valorização cultural e fortalecimento do turismo regional. “O Festival do Chambari é motivo de orgulho para o Tocantins. Além de preservar uma tradição da nossa gastronomia, movimenta a economia, gera emprego, renda e oportunidades para pequenos empreendedores. O Governo do Tocantins é parceiro deste evento, garantindo apoio e investimentos para que ele cresça a cada edição”, afirmou.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, ressaltou que a presença do governador reforça o compromisso do Estado com o município e a cultura local. “O Festival é cultura, é tradição e também é desenvolvimento econômico. Esse giro que ele gera em nossa cidade só é possível graças ao apoio do Governo do Tocantins. Agradecemos imensamente ao governador Laurez Moreira”, destacou.

8° Festival do Chambari

Foto: Marcio Vieira/Secom-TO

O Festival do Chambari foi realizado nas proximidades do Centro de Convenções, no setor Nova Fronteira. A programação iniciou na última quinta-feira, 25, e encerrou nesse sábado, 27. Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio de um convênio firmado com a Setur no valor de R$ 300 mil, o evento reuniu mais de 60 empreendedores dos ramos de alimentação, bebidas, artesanato e entretenimento, fortalecendo a economia local e promovendo a valorização da cultura regional.

Para Joelma Silva Souza, o evento representa oportunidade e reconhecimento. Ela costumava preparar chambari apenas em casa, mas há três anos passou a comercializar o prato durante o Festival, onde garante sucesso nas vendas. “Para mim é gratificante. As pessoas apreciam muito e eu tenho um enorme prazer em preparar esse prato típico da nossa região. Além disso, consigo garantir uma renda extra”, destacou.

Reconhecido como patrimônio cultural e gastronômico do Tocantins pela Lei Estadual nº 3.253/2017 e inserido no calendário cultural do Estado pela Lei nº 3.845/2021, o Festival do Chambari conta ainda com programação cultural e shows musicais de artistas locais e nacionais. 

Marcha para Jesus

Ainda no sábado, 27, o governador Laurez Moreira participou do encerramento da 2ª Marcha para Jesus, em Pium. Promovido pela Associação de Pastores do município, com apoio da prefeitura, o evento reuniu pastores, fiéis e convidados em um dia marcado pela comunhão e adoração.