Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Membros do Movimento Pró-BR-010 comemoraram a destinação na última quarta-feira, dia 17, de uma emenda da bancada federal do Tocantins, direcionada para a conclusão da ponte sobre o rio Perdido, na divisa de Rio Sono com Pedro Afonso. O movimento afirma que sua luta é pela finalização de toda a obra da BR-010, mas que, ao menos a construção da ponte, que faz parte do traçado da referida estrada federal, já é uma conquista importante.

Para o movimento, a construção da travessia beneficiará também a maioria dos municípios das regiões leste e nordeste do Estado. 

A garantia da referida emenda parlamentar no Orçamento da União para 2019, foi acertada em reunião do movimento com todos os parlamentares tocantinenses em Brasília no ano passado. Segundo o movimento agora se cumpre parte do acordo que incluía também recurso para a pavimentação da rodovia. “Se garantida ao menos a conclusão da ponte para o ano que vem, já é uma conquista da nossa luta, diante da demanda do Estado por recursos, não isentando os parlamentares de destinar brevemente nova emenda para o restante da obra”, ressalta a coordenação do movimento em nota.

O movimento pontua que, mesmo ainda não contando com a conclusão definitiva da estrada, após as ações do grupo, o trecho da BR-010 entre Aparecida do Rio Negro e Goiatins recebe hoje manutenção permanente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Depois da existência do movimento, tanto os trechos asfaltados como os de cascalho da estrada, vem recebendo conservação, melhorando consideravelmente as condições de tráfego para cidades antes praticamente isoladas, como era o caso de Rio Sono e Itacajá, entre outras localidades”, destaca o movimento.

Entenda 

A ponte foi paralisada no final de 2007, mesma época da interdição pelo Tribunal de Contas da união (TCU) da edificação da obra da estrada. Desde então, o sonho de ver a infraestrutura concluída segue até a data de hoje.

Diante da suspensão da construção da rodovia, a comunidade de Rio Sono iniciou em 2012 o movimento pelo retorno da obra. Daí em diante, a população do município recebeu apoio de diversas cidades, dentre elas Itacajá, Aparecida do Rio Negro, Santa Maria e Pedro Afonso, que atualmente reforça o grupo com o apoio do prefeito da cidade, Jairo Mariano, presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).

Estrutura da obra paralisada da ponte sobre o Rio Perdido

Coordenação do Movimento

Coordenado atualmente por Elpídio Lopes, Iris Nunes, Fernando Galvão, Paulinelli Nunes, Dr. João, ex-prefeito de Rio Sono, Jarmelson Nunes, Antônio Milhomem e Jailson, o Movimento Pró-BR-010 conta ainda com o apoio de entidades como o Sindicato dos Caminhoneiros do Estado do Tocantins, na pessoa de seu presidente, José Aparecido do Nascimento.