Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Critérios de avaliação no concurso serão beleza, criatividade, inovação, identidade cultural e impacto visual

Critérios de avaliação no concurso serão beleza, criatividade, inovação, identidade cultural e impacto visual Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes Critérios de avaliação no concurso serão beleza, criatividade, inovação, identidade cultural e impacto visual Critérios de avaliação no concurso serão beleza, criatividade, inovação, identidade cultural e impacto visual

Araguainenses já podem se inscrever na segunda edição do concurso municipal de decoração natalina, o Natal de Luz. Os interessados têm até o 14 de dezembro para fazer a inscrição pelo site www.araguaina.to.gov.br. Os vencedores, nas categorias residência e comércio/indústria, serão premiados com desconto de até 70% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O edital que regulamenta o concurso foi publicado no Diário Oficial nº 1.674, da última sexta-feira, 19. Nele consta que, para participar da disputa, é necessário que as pessoas físicas ou jurídicas estejam em dias com suas obrigações fiscais. As inscrições são gratuitas e a decoração é livre, desde que remeta aos motivos natalinos.

Também deverão ser entregues registros fotográficos na Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Avenida Bernardo Sayão, nº 499, no Entroncamento, em horário comercial. Os registros devem ser impressos em cores e por meio digital, em pen drive ou CD. Sendo no mínimo duas fotos diurnas e três fotos noturnas da decoração.

Só serão elegíveis as decorações em área externa (fachada, jardim, vitrine). A decoração deverá estar montada do dia 14 ao 20 de dezembro, quando as equipes farão as avaliações. O resultado do concurso será divulgado no dia 21 de dezembro e a premiação entregue em 8 de janeiro.

Os vencedores de cada categoria terão isenção parcial no IPTU do ano seguinte ao da realização do concurso, da seguinte forma: 70% para o primeiro lugar, 50% para o segundo lugar e 30% para o terceiro lugar.

De olho nos critérios

Assim como na edição anterior, as decorações inscritas serão julgadas por uma comissão formada por sete membros, representantes dos seguintes órgãos e entidades: secretarias municipais da Educação, do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, do Planejamento e Tecnologia, do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), da Câmara Municipal de Vereadores e da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara).

Os critérios de avaliação serão beleza, criatividade, inovação, identidade cultural e impacto visual da decoração diurna e noturna. Cada critério receberá uma pontuação, sem fracionamento, que irá de cinco a dez pontos.

A comissão selecionará 10 classificados, sendo cinco da categoria residencial e cinco da categoria comercial/industrial. Dentre os classificados de cada categoria, serão escolhidos primeiro, segundo e terceiro colocados.

Usando a criatividade

A artesã Hivana Barros, conhecida por seus trabalhos em presépios, ensina como fazer uma decoração de Natal acessível ao bolso. De acordo com ela, é possível encontrar muitos itens em casa e usar a criatividade para moldar o material, como garrafa pet, latas de tinta, latas de óleo, garrafão de água mineral, sementes do cerrado, campanas de coco e cipó.

“Os cipós podem ser moldados em formato de bolas, que dá para usar em árvores de natal, fazendo um emaranhando e colocar uma luz embaixo, isso dará um efeito telado. As latas podem ser recortadas para montar uma casinha e pendurar com uma luz dentro. Até dá pra usar sementes e flores, como o pente de macaco e a axixá”.

Outros itens que a decoradora indica são meias e tênis usados. “Uma coisa que fica belíssimo é tênis velho, bem surrado e até com furos. Dá pra fazer um preparado com tinta e resina, usando as cores do natal e dando um aspecto mais endurecido. Assim, dá pra usar decorações junto, colocar um Papai Noel saindo do calçado, por exemplo. E usando preenchimento na meia, dá até pra escrever frases para a família”.