Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho Sandes Equipes realizam limpeza, roçagem e pintura nos quatro cemitérios públicos para receber visitantes Equipes realizam limpeza, roçagem e pintura nos quatro cemitérios públicos para receber visitantes

Garantir tranquilidade aos cerca de 40 mil visitantes do Cemitério São Lázaro no próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados, esse é o objetivo da Prefeitura de Araguaína, ao realizar limpeza, roçagem e pintura na estrutura do local. Além do São Lázaro, os outros três cemitérios públicos da cidade, Monte Sinai, Novo Horizonte e Barros.

Equipes da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc) finalizam os serviços que incluem ainda poda de árvores e reparos. “Estamos finalizando nosso trabalho para que tudo fique organizado e com muito zelo para receber a população”, destacou a superintendente geral da fundação, Valdirene Cesário.

A população pode ajudar

Os cemitérios estarão abertos ao público para que familiares realizem benfeitorias nos túmulos de entes queridos. Serviços como limpeza dos jazigos, retoque na pintura ou troca de placas são de responsabilidade da comunidade.

“É fundamental que a população também contribuía com essa organização. No São Lázaro, equipes estão à disposição nos horários das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30”, disse Valdirene.

Cadastramento para regularização

Durante os preparativos para o Dia de Finados, a Funamc segue com o plantão de cadastramento gratuito para regularização dos terrenos no Cemitério São Lázaro. Devem fazer o cadastro as pessoas que possuem familiares sepultados ou certificados de terrenos no local.

Em funcionamento há mais de 59 anos, o Cemitério São Lázaro tem uma média de 37 mil sepultados, desse total, até agora apenas 3.791 estão cadastrados. “Nós precisamos que as pessoas se conscientizem do quanto é fundamental que esse cadastro seja realizado, isso porque facilita o processo de sepultamento”, concluiu a superintendente.

Para a atualização do cadastro, a pessoa deve procurar a administração do cemitério, localizado à Rua Belo Horizonte, nº 276, no Loteamento Dona Nélcia. Os documentos necessários para o cadastramento são RG, CPF e comprovante de endereço, com cópias atuais, além da certidão de óbito da pessoa que está sepultada no local.

Durante a programação do Dia de Finados, equipes da Funamc também estarão de plantão no local para a realização do cadastro.