Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A comissão de seleção do Festival da Canção de Gurupi, o Gurufestival, selecionou as 24 canções que participarão do evento nos dias 09, 10 e 11 de novembro na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou nesta quinta (25), os nomes das músicas selecionadas e seus intérpretes.

Ao todo, foram inscritas 72 músicas e conforme previsto no Edital, foram selecionadas as 24 que participarão do mesmo, sendo vinte e duas canções e duas instrumentais.

A comissão julgadora foi nomeada pela portaria Nº 82/2018 e é composta pelos seguintes membros: Paulo Albuquerque de Lima, Antônio José Reverone, Antônio Henrique Veras e Silon Alves dos Santos, todos ativistas culturais com reconhecimento na área musical.  Após ouvirem todas as canções inscritas acompanhados com uma cópia escrita de cada música, realizaram a devida seleção.

O Gurufestival faz parte da programação de aniversário dos 60 anos de Gurupi. O objetivo do evento é oportunizar a criatividade e a manifestação dos artistas, com destaque para a música e a arte como um todo, além de promover a troca de experiências entre músicos, poetas, compositores e intérpretes da música nativista do Tocantins com os demais estados brasileiros.

Premiações

Serão mais de R mil em premiação distribuídos entre as composições classificadas e as vencedoras do festival. Os prêmios são para o primeiro até o quinto lugar, e variam de um a sete salários mínimos.

Também serão premiados, a música mais popular, que será escolhida pelo público, o melhor intérprete, a melhor música instrumental, o melhor tema na categoria Estado do Tocantins, e a classificação da música, que também dá direito a prêmio.

O Gurufestival é uma ação da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Projeto Cultura e Arte por toda parte. 

As 24 músicas selecionadas e seus intérpretes são:

Música

Intérprete

Baião de uma nota só

Letícia Melo

Brasil caboclo

Luis Carlos Pinheiro

Brasileiro

Thom Abreu

Em carne viva

Lucimar

Enfim acabou

Nacha Moretto

Iara

Querenhapuque Sampaio

Lady

João Bolo

Lamento do rio em tom maior

Carlos Eugênio Rego

Meu País

Orley Massoli

Muito além

Marcos Cortêz

O Brasil dos invisíveis

Ronai Nava

O poema e o poeta

Clauber Martins

Peão e Rei

Braguinha Barroso

Planeta Agalopado

Ademir Pedrosa

Poemário

Daniel Madeira

Razão do meu viver

Wilson Mourão

Recordar é gostoso

Antonio Carlos Araújo

Rio mar

Bertin Alegria

Ser ou não ser humano

Mateus Massoli

Sina de Cantador

Raimundo Junior

Sussa

Josifran

Vá construir seu país

Jbulhões

Kanimambo (Instrumental)

Diego Salvetto

Zé Caju (Instrumental)

Michel Assunção