Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dentro da programação da campanha Outubro Rosa, a Assistência Social do Sesc Tocantins, por meio dos idosos do Grupo Sesc Vida Ativa, tanto do Centro de Atividades da 502 Norte, quanto do Tênis Sesc, do Aureny III, realizará a palestra “Isolamento social e apego materialista”, a ser ministrada pelo professor Josafá Miranda. Será nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, às 14h30 no auditório da Fecomércio Tocantins que fica na Avenida Teotônio Segurado, na Quadra 301 Norte. A entrada é gratuita e o evento será aberto a todos os públicos.

Voltada para todas as faixas etárias, a palestra terá como foco o isolamento social de pessoas, principalmente as idosas. “Isto tende a causar algumas doenças e sofrimentos pessoais, dificuldades nos relacionamentos, inclusive familiares”, destaca Miranda. Quanto ao "Apego Materialista", a fala será direcionada para aqueles que se prendem por apego a coisas materiais, com ações voltadas para mesquinharias, subjetivismos, manias doentias, perseguições a outras pessoas, como uma forma de defender o que lhes pertencem, sem levarem em consideração que deste mundo nada levarão a não ser o próprio corpo que também será consumido pela terra. “Às vezes, ferem-se pessoas, tratam-nas de forma grosseira por questões extremamente presas a materialismos. Teremos muitas dicas de como se livrar dos amargos causados pelo isolamento social e pelo apego materialista’, finaliza.

Josafá Miranda de Souza

Possui graduação em Letras (licenciatura) - Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2002). Tem experiência nas áreas de educação como professor de Gramática, Literatura e Redação (ensino médio e cursos preparatórios para vestibulares e concursos públicos); no jornalismo como crítico, analista, revisor e radialista; nas artes cênicas como ator e diretor de cinema, teatro e televisão; na produção literária com obras publicadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins, como crítico literário; é membro da Academia Palmense de Letras. Atualmente, é professor das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação na Escola Sesc em Palmas.

Trabalho Social com Idosos (TSI)

O Sesc Tocantins realiza o Trabalho Social com Idosos há mais de 10 anos, com ações educativas e recreativas que favorecem o resgate do valor social do idoso – enquanto cidadão – por meio do incentivo à socialização, promoção da reconstrução de sua imagem e autoestima. O Grupo Sesc Vida Ativa é composto por pessoas de ambos os sexos na faixa etária acima de 60 anos. Anualmente, são oferecidos aos idosos, oficinas, palestras, passeios, viagens, bailes, atividades físicas e eventos para festejar datas comemorativas. São mais de 800 idosos cadastrados no Tocantins.

A palestra “Isolamento social e apego materialista”, a ser ministrada pelo professor Josafá Miranda, será nesta sexta, dia 26 de outubro, às 14h30 no auditório da Fecomércio Tocantins (Avenida Teotônio Segurado, 301 Norte).

Tags: Sesc, Tênis Sesc