Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou, nesta quinta-feira, 10 denúncias criminais contra um total de 20 pessoas, pela prática de tráfico de drogas ilícitas nas cidades de Gurupi e Cariri do Tocantins, no Sul do Estado. Os denunciados já haviam sido alvo da Operação Recidiva, deflagrada pela Polícia Civil no último dia 20 de setembro, em ambas as cidades.

Segundo as investigações, que tiveram início no mês de março e envolveram interceptações telefônicas, os denunciados agiram isoladamente ou associados em núcleos, comercializando drogas: como cocaína, maconha, crack e LSD.

Um dos denunciados é Jesus E. R., que consta entre os principais alvos da operação Recidiva. Preso em Goiânia em 2016, enquanto transportava 80 quilos de maconha, ele cumpriu parte da pena naquele Estado e retornou para Gurupi, onde voltou a desenvolver atividades ligadas ao tráfico de drogas, associado com sua esposa, Raquel V. da P.. Através dele, os policiais chegaram a outras pessoas presas na operação e agora denunciadas pelo MPE.

Outros denunciados, segundo as investigações, praticavam o tráfico de drogas mesmo estando presos.

Eduardo C. D. e Paulo V. R. de S., companheiros de cela na unidade prisional Barra da Grota, em Araguaína, articulavam o comércio ilícito de dentro do presídio, repassando as coordenadas quanto à aquisição e distribuição de droga. Em Gurupi, as atividades eram colocadas em prática pelo núcleo familiar de Eduardo C., envolvendo um primo dele, a companheira adolescente deste primo e uma tia.

Já Adônis M. S. gerenciava o comércio ilícito de entorpecentes de dentro da Casa de Prisão Provisória de Gurupi, repassando para sua esposa, Larissa G. B., as coordenadas quanto à aquisição e distribuição da droga. 

Também está entre os denunciados Marcos F. S., que, de acordo com as investigações, desempenhava intensa atividade de tráfico, inclusive repassando grande quantidade de drogas para pequenos traficantes de Gurupi.

O único denunciado por praticar o comércio de drogas em Cariri do Tocantins é Lucas C. P., que adquiria a mercadoria ilegal em Gurupi e revendia em sua cidade. Adriano N. F., que o auxiliou diversas vezes no transporte da droga, também foi denunciado. 

As denúncias foram propostas pelo promotor de Justiça Breno de Oliveira Simonassi. Todos os denunciados se encontram presos atualmente.