Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O Ministério Público Estadual (MPE) ofereceu denúncia contra 19 dos detentos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota que empreenderam fuga do presídio no dia 2 deste mês. A denúncia é relativa aos crimes cometidos com o objetivo de viabilizar a escapada, sendo eles: formação de organização criminosa; evasão mediante violência contra a pessoa; roubos e sequestros; tentativas de homicídio; furto; disparo de arma de fogo; tentativas de latrocínio; e porte ilegal de armas de fogo de uso permitido e de uso restrito.

No total, 28 detentos fugiram do presídio pela porta da frente, sendo que nove deles foram mortos e 19 foram recapturados e reencaminhados para a Barra da Grota, os quais agora foram denunciados.

A denúncia relata os crimes e seus respectivos autores e vítimas. É narrado que, para arquitetar a evasão e praticar os crimes relacionados a ela, os detentos formaram uma organização criminosa, liderada por Valdemir Gomes de Lima, que veio a falecer em confronto com os policiais.

Ainda dentro da unidade, eles fizeram técnicos da Defesa Social e agentes administrativos de reféns; subtraíram dos servidores armas, carteiras, celulares e chaves de veículos; e tentaram assassinar integrantes do sistema prisional com tiros e golpes de “chucho” (faca artesanal). 

Saindo do presídio, servidores foram levados em sequestro e houve disparos de arma de fogo em direção à unidade prisional, como forma de comemorar a fuga. Na rodovia TO-222, os fugitivos dispararam contra um condutor com o objetivo de roubar seu veículo; e confrontaram policiais militares com tiros, conseguindo subtrair da viatura policial duas pistolas semiautomáticas e munições.

Em seguida, os fugitivos entraram numa mata, levando consigo as armas e os reféns. 

“As vítimas sofreram grave sofrimento físico e moral em poder dos denunciados, já que foram quase 30 horas sob a mira das armas de fogo, no meio de confronto entre os policiais e os denunciados, sendo que, inclusive, a vítima Elisângela quase morreu ao atravessar o rio Lontra por não saber nadar”, consta no texto da denúncia, que é assinada pelo promotor de Justiça, Benedicto de Oliveira Guedes.

Foram denunciados Breno R. da S. R., Carlos D. da S., Daniel F. S., Denilson M. do N., Lázaro C. G., Lidembergue L. da S., Marcelo de A. F., Hélio A. B., João M. P. B., Júnior P. de S., Denis A. A. de B., Francisco V. dos S., Marcos P. S. de C., Maurício P. da S., Regério M. A., Thalison R. C., Thiago B. de A., Werlison da S. M. e Welley H. do C..