Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A defesa das prerrogativas dos advogados no Tocantins esteve no centro das discussões no projeto Roda de Conversa idealizado pela chapa OAB Independente, que tem como candidato a presidente Gedeon Pitaluga e candidata a vice Janay Garcia. 

O evento aconteceu na noite da última quinta-feira, 1º de novembro, no QG da Advocacia Forte, comitê da chapa OAB Independente. 

Gedeon Pitaluga abriu o debate colocando uma preocupação de toda classe, que é a violação das prerrogativas dos advogados no Tocantins. “O descumprimento das prerrogativas está se tornando algo institucionalizado no Tocantins. O Estatuto da Advocacia diz que o advogado tem livre acesso ao juiz, independente de que tenha havido pedido de audiência ou agendamento. Mas hoje em dia os juízes sequer nos recebem. Muitas vezes nem os assessores dos juízes recebem os advogados. Vejo muitos advogados achando isso normal. Não, isso não é normal. Isso só acontece porque ao longo do tempo a OAB se omitiu na defesa das prerrogativas dos advogados”, afirmou Gedeon Pitaluga. 

Para o candidato a presidente da chapa OAB Independente, quando a Ordem tem uma atuação fraca na defesa das prerrogativas, toda classe fica desvalorizada. “Uma advocacia forte passa diretamente pela atuação firma da OAB em defesa das prerrogativas dos advogados. Com a OAB Independente na gestão da OAB, a partir de 2019, mexeu com um advogado, mexeu com toda classe e com a Ordem dos Advogados do Brasil”, garantiu Gedeon Pitaluga.