Os beneficiários do programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até o dia 31 de dezembro para se inscreverem no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal. A ação visa garantir o acesso a mais de 20 programas sociais, como Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e o Bolsa Família.
O Ministério do Desenvolvimento Social por meio do decreto n°8.805/2016 tornou obrigatório a inclusão dos beneficiários do benefício de Prestação Continuada-BPC/LOAS, tanto para a manutenção quanto para o requerimento desses benefícios no CadÚnico.
“A inserção no CadÚnico identificará a realidade socioeconômica dos beneficiários e ao mesmo tempo irá apontar as demandas desse público para a inclusão nos serviços sócios assistenciais e em outras políticas públicas”, explica a Gestora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Gurupi, Daiane Silvina Carneiro.
Em Gurupi há um quantitativo de 1125 beneficiários deficientes,desses 376 ainda não estão inseridos no CadÚnico.
Confira no link a seguir a relação dos beneficiários que precisam efetuar o cadastro: http://gurupi.to.gov.br/resources/arquivos-publicados/relacao_beneficiarios_cadastro.pdf
Como se inscrever
Os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o BPC devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a secretaria de assistência social do município para se cadastrarem. Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar que deve levar o CPF de todas as pessoas que moram com o beneficiário e outros documentos pessoais, como o RG e comprovante de residência.
As famílias que não procurarem a Secretaria Municipal de Assistência Social ou os CRAS até dia o dia 31 de dezembro poderão ter seu benefício suspenso.
Canais de Informação
Ministério do Desenvolvimento Social
0800 707 2003
Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social
Gestão Cadastro Único
CRAS Vila Nova (Rua 20, entre 10 e 11, Setor Vila Nova)
CRAS Nezinho Guinda (Rua H, Qd. 29, lt. 11 n 149, Setor Vila Iris)