Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Realizado desde 1973, em Belém do Pará, o Círio de Nazaré se tornou a maior manifestação religiosa do cristianismo no mundo. O evento chega pela segunda vez a Palmas/TO, com o tema: uma jovem chamada Maria. A festa religiosa pretende reunir cerca de cinco mil pessoas, segundo os organizadores, entre os dias 14 a 17 de novembro. Em Palmas, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, acontecerá com uma programação bastante intensa, que acompanha visitas às paróquias, instituições sociais, órgão públicos, empresas, carreata, vigílias, realização de missas e a grande procissão luminosa com a corda, no dia 17.

O inicio das atividades está previsto para o dia 14, com chegada da imagem às 20h30, do dia 14, no aeroporto da capital, seguida de carreata até a Paróquia Coração de Maria, localizada na 305 Sul. O encerramento das atividades acontecerá dia 17, com missa às 19h, no altar da primeira celebração realizada em Palmas, na praça dos Girassóis, próximo à assembleia legislativa. 

Devoto de Nossa Senhora de Nazaré, o paraense, João Inácio Reis Vieira, morador de Palmas TO, há 25 anos, está ansioso para participar mais uma vez dessa linda manifestação religiosa, que para ele é um grande reencontro de devoção e gratidão. “Ajudar no serviço das coisas de Deus, através da nossa mãe santíssima é um privilegio para qualquer cristão. É uma grande alegria para mim, não vejo a hora de participar novamente desse grande momento de fé e devoção. Para nós paraenses é um orgulho realizar o Círio também aqui em Palmas. Quando quero fazer um pedido a Deus, recorro logo a intercessão da minha mãe de Nazaré”, comentou Inácio, que também faz parte da equipe de guardiões da imagem de Nossa Senhor de Nazaré.   

Para Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo metropolitano de Palmas, o Círio de Nazaré já é sucesso e uma grande benção. “Ano passado realizamos o primeiro Círio de Nazaré aqui em Palmas, e consideramos que foi um sucesso. Receber a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, aqui em Palmas pela segunda vez, é para nós católicos uma grande benção. A nossa expectativa é a melhor possível, como no primeiro obtivemos sucesso, acreditamos que o segundo será melhor ainda. Vamos ter um tempo maior para as visitas nas igrejas, entidades de saúde como hospitais, empresas, órgão públicos, dando preferencia para aqueles que estão dando apoio logístico, e nós com o apoio espiritual. As pessoas estão mobilizadas, é uma festa que está na conversão das pessoas. É uma festa que celebra a fé,  aumenta seu convencimento religioso. Não é um turismo religioso, é uma feste de evangelização com a passagem de Nossa Senhora", comentou Dom Pedro, lembrando da figura materna que é Nossa Senhora para todos nós e que o Círio de Nazaré é a maior festa do cristianismo no mundo, que reúne 2 milhões de pessoas em um único dia, em uma única cidade.

Saiba Mais

De acordo com a história, o Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa cristã, voltada à devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Sua primeira edição ocorre em 1973, no Estado do Pará, no município de Belém. Todos os anos, reúne cerca de dois milhões de pessoas que seguem em romaria e procissões. A devoção foi herdada dos colonizadores portugueses, sendo celebrada no dia 08 de setembro. É também reconhecido como um dos maiores eventos do mundo que reúne em uma só manhã mais de 2 milhões de pessoas. Em 2004 foi reconhecido como patrimônio Culturas da Humanidade pela Unesco.