Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Contêineres lotados de lixo foram flagrados durante o fim de semana em Luzimangues

Uma grande quantidade de lixo foi flagrada nas ruas do distrito de Luzimangues durante o último fim de semana. Fotos enviadas ao Conexão Tocantins mostram quatro contêineres lotados de lixo. O material que não coube nas caçambas foi jogado no chão ao redor. Até pneus velhos são encontrados no local. Em época de chuva este tipo de material é criadouro do mosquito da dengue.

As imagens foram feitas neste domingo, 4, em uma das principais avenidas do distrito, próxima à TO-080, rodovia que atravessa Luzimangues. Segundo moradores, o lixo espalhado pode ser encontrado por toda a região e não é difícil ver esta cena se repetindo toda semana.

Até pneus são descartados no local; prefeitura pede colaboração dos moradores

Joice Cavalcante é moradora de Luzimangues e diz que no Loteamento Boungainvilhe, onde ela mora, a coleta só é feita uma vez por semana, fazendo com que a sujeira se acumule, causando mal cheiro e atraindo animais peçonhentos e transmissores de doenças. “A prefeitura não recolher esse lixo é um descaso, porque eles passam lá uma vez por semana e olhe lá. Tem um rapaz que recolhe o lixo de algumas residências mais distantes, como a minha, ele recolhe e leva para estes contêineres. Como a prefeitura não tem a preocupação de passar lá mais de uma vez por semana aquilo vira um nojo”, reclama a moradora.

Joice também diz que as chuvas têm arrastado o lixo das ruas para os córregos da região. Segundo ela, são destes mananciais que é retirada a água para o abastecimento das casas. A moradora tem receio de consumir a água da rua por causa de uma possível contaminação. “A água levada para as caixas das casas é destes córregos, então se há sujeira nas ruas esse lixo vai para os córregos e daí pra gente. Então lá em casa a gente não usa água da caixa. A gente compra água porque vimos que não é uma água tratada”, diz a moradora.

Luzimangues é administrado pela Prefeitura de Porto Nacional, já que o distrito faz parte daquele município. A administração mantém por lá uma subprefeitura para tratar dos assuntos do local. Por meio de nota, a gestão do distrito informou que o acúmulo de lixo registrado no fim de semana aconteceu por causa do feriado prolongado e que a coleta de lixo já foi regularizada. A subprefeitura pede ainda a colaboração dos moradores da região já que os contêineres são apenas para lixo doméstico. Pneus e outros materiais devem ser descartados adequadamente.

Confira a resposta da Prefeitura.

A Subprefeitura de Luzimangues informa que a coleta de lixo já foi regularizada e o acúmulo foi devido ao feriado prolongado. A Subprefeitura informa que os contêineres são para lixos domésticos e como mostram as fotos, existem pneus e outros objetos que não são desta categoria. Pedimos a cooperação da população!