Se a fotografia é capaz de capturar e parar o tempo, ela também pode ser um portal para lugares e momentos diferentes, ao levar o espectador para outros mundos. Na exposição Urbano, aberta nesta última quinta-feira, 8, na Galeria Municipal de Artes, do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, esse “portal” se abre para cidades dos Estados Unidos, México, Brasil, Portugal, Marrocos, Eslováquia, República Checa, Alemanha, França, Espanha, Hungria e Canadá, registradas pelo premiado fotógrafo Tocantinense, Daniel Taveira.
Desde 2010, quando iniciou na fotografia, Taveira percorre o mundo registrando pessoas e lugares, mas tendo como foco prioritário as pessoas, a diversidade humana, o que lhe rendeu diversas exposições no Brasil e no exterior. Em Palmas, em 2017, realizou a exposição Filhos de Deus, também na Galeria Municipal de Artes, e este ano decidiu mostrar um pouco dos seus registros da arquitetura urbana.
Daniel Taveira: “A arquitetura artística sempre me fascinou, é algo que não se explica, se sente" (Foto: Júnior Suzuki)“A arquitetura artística sempre me fascinou, é algo que não se explica, se sente. Seu olho se move de maneira natural perante a grandeza do universo arquitetônico, e principalmente o desejo de eternizar um momento ainda que seja ele fixo”, explica, ao completar que, na Urbano, “o elemento humano aparece mais como espectador, ali você não vai encontrar esse elemento como principal objeto, mais como espectador das possibilidades que o momento te oferece”.
Trinta e quatro cidades, de 12 Países, registradas em um recorte de tempo de cinco anos, estão exibidas na Urbano, que surgiu, segundo Taveira, em 2010 a partir de sua paixão por “estruturas geométricas, minimalistas, contrastadas e cores em excesso. Em segundo plano, também a partir da necessidade de viajar, conhecer, descobrir outras culturas históricas como medieval, barroca, neoclássica... assim como a modernidade do contemporâneo”. Esta é primeira exposição do Projeto Urbano, que foi iniciada antes mesmo da profissionalização do fotógrafo.
Pela segunda vez visitando uma exposição de Taveira, o psicólogo Juliano Correia disse ver através das imagens “alguém que tem muita atenção aos detalhes e muita paciência. Fotos que demonstram um planejamento para serem registradas”.
Urbano pode ser apreciada na Galeria Municipal de Artes, das 08 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 08h30 às 12 horas, aos sábados, até janeiro de 2019. A entrada é gratuita.
O artista
Daniel Taveira é natural de Tocantinópolis. Em 2010, depois de deixar de lado seu mestrado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, Taveira mudou-se para o México, onde conheceu a renomada fotógrafa Nadine Markova e se tornou seu discípulo.
Estudando sob orientação de Markova, Taveira começou a perseguir o momento decisivo, onde suas lentes captariam a singularidade dos momentos do cotidiano por meio da luz, cores, formas, expressões e emoções.
Exposições
Centro Cultural y Social Veracruzano, Cidade do México, México 2014; House of Art Gallery, Fort Lauderdale, Florida, EUA 2016; ArtBrazil 2016, Miami, Flórida, EUA; Museo de Arte Sacro de Querétaro, México 2016; Museu de Arte Sacra de São Paulo, BRASIL 2017; Museu de Arte Sacra de Campinas, São Paulo, Brasil 2017; Fundação Cultural de Palmas, Tocantins, BRASIL 2017; Galeria Café, Rio de Janeiro, Brasil 2017; ArtBrazil 2017, Fort Lauderdale, Flórida, EUA 2017, entre outros centros internacionais de arte. Taveira foi convidado especial para palestrar sobre Arte contemporânea em Fotografia, além de mostrar seu trabalho na Spectrum Miami Art Show durante o Miami Art Basel, Florida, EUA, em 2017.
Museu da Diversidade de São Paulo, Brasil 2018; Art & Design Gallery, Miami, Florida, EUA 2018; Museu de História e Folclore, Olympia, São Paulo, Brasil 2018; Indian Photo Festival, Hyderabad, India, 2018; Concrete Space Gallery, Miami, USA 2018; Galeria Café, Rio de Janeiro, Brasil 2018; Instituto Nacional de Antropologia e História, Aeroporto Internacional da Cidade do México, Termina lI, México 2018.
Prêmios
Press Choice Award, Photography e Honors Award Overall Outstanding Participation, Fotografia, no ArtBrazil 2017 em Miami / Fort Lauderdale, Flórida, EUA. Shoot the frame International Photography Awards, Best Portrait “Shoot The Face Award” (Abril 2018) e exposição no Indian Photo Festival 2018.