Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, que acontece de 5 a 11/11, as concessionárias de energia, capitaneadas pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), intensificam o trabalho de conscientização sobre os riscos de acidente com a rede de energia. Na Energisa, a semana foi marcada por ações com a comunidade como palestras educativas e blitzes de segurança.

Em Taquaralto, em Palmas, colaboradores da Energisa distribuíram folhetos com informações e dicas de segurança, além de esclarecer dúvidas da população. “Cuidar da segurança é um dever de todos nós. Ações assim são muito importantes para orientar a população”, destaca José Mamede de Oliveira, educador social, abordado na Avenida Tocantins.

Na Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica é dado início a campanha de conscientização com a comunidade. Com o slogan ‘É ai que mora o perigo’, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar para prevenir, e este ano, chama a atenção para cinco situações do dia a dia das pessoas que têm sido as principais razões dos incidentes: construção/ manutenção predial; ligações clandestinas; instalações de antena de TV; e poda de árvore.

No início desta semana duas palestras foram realizadas para alunos do Senai e Colégio Augusto dos anjos. Segundo Delmindo Antônio, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa, que tem levado as palestras à comunidade, “quanto mais informada a população for, menos risco de exposição a acidentes ela terá”. As ações seguem na próxima semana.

Acidentes

Segundo a Abradee, o número total de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia elétrica vem caindo significativamente nos últimos anos. No Brasil, desde que começou a fazer a campanha de conscientização, em 2006, houve uma queda anual de 16% nos acidentes, totalizando uma média de 838 acidentes por ano. Neste mesmo período, a média anual de mortes totais também caiu 14%, totalizando 293 mortes/ano. O dado mostra que foram evitadas 47 mortes/ano.

Essa realidade se reflete também no Tocantins, que de 2015 até outubro deste ano reduziu em 52% a quantidade de acidentes da comunidade com a rede de energia, totalizando uma média de 14 ocorrências por ano.

Principais dicas da campanha

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com a redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.