Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Juvenal Klayber ouve ideias de jovens advogadas  no norte do Estado

Juvenal Klayber ouve ideias de jovens advogadas no norte do Estado Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado Juvenal Klayber ouve ideias de jovens advogadas  no norte do Estado Juvenal Klayber ouve ideias de jovens advogadas no norte do Estado

O candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins (OAB-TO), pela chapa Advocacia Unida OAB Respeitada, Juvenal Klayber tem entre suas propostas o projeto “Meu Primeiro Escritório”, que prevê orientação para a gestão e fomento ao empreendedorismo na advocacia tocantinense. “Quando o advogado sai da faculdade está preparado tecnicamente para o exercício da profissão, no entanto o recém formado não reúne as condições de administrar o próprio escritório, por isso, vamos ajuda-lo”, explica Juvenal.

O candidato ainda lembra a grande concorrência profissional no Tocantins com cerca de nove mil advogados inscritos. “Para se destacar no mercado e ter o resultado financeiro desejável é necessário que o profissional esteja devidamente qualificado para ser um empreendedor de sucesso na advocacia”, diz Klayber.

Para garantir uma administração eficiente de um escritório, o projeto prevê orientação financeira de contas a pagar e receber, fluxo de caixa, planejamento financeiro e toda a parte organizacional do empreendimento. Um bom atendimento ao cliente também é ponto importante do projeto Meu Primeiro Escritório.

“Num contato direto com o cliente o advogado precisa ter segurança no que está propondo e usar técnicas eficientes na apresentação de seus serviços. Para quem está iniciando a carreira isso é não é fácil e nós temos a obrigação de atuar nessa área qualificando nossos profissionais”, defende Juvenal klayber.

O projeto Meu Primeiro Escritório também prevê a qualificação em marketing na advocacia, conforme normas estabelecidas pela Legislação. “Temos nossas limitações nessa área, mas o profissional precisa aprender como se expor à sociedade e possíveis clientes. Com orientações do marketing jurídico o advogado saberá até onde poderá ir e como aproveitar as ferramentas disponíveis para divulgar seu trabalho, principalmente para quem está em início de carreira”, explica o candidato.

Na parte de precificação de honorários, embora exista uma tabela de valores mínimos a serem praticados, a falta de conhecimento do jovem advogado faz com que o profissional deixe de praticar o preço justo para o trabalho de defesa do cliente. “Os valores não podem ser definidos de forma empírica ou imaginária. Vamos oportunizar as técnicas adequadas para a definição dos honorários levando em consideração os custos fixos e variáveis, para que todo contrato que ele faça seja realmente rentável para o escritório”, defende a candidata a vice-presidente da chapa Advocacia Unida, OAB Respeitada, Adriana Brandão.

Para a jovem advogada de Araguaína, Jaqueline Rosa, a falta de experiência na estruturação de um escritório tem sido um grande problema para quem deseja empreender na advocacia tocantinense. “Essa proposta do JK nos traz a esperança de melhores dias para quem deseja advogar. Com orientação adequada conseguiremos impulsionar nossa carreira, após anos de sacrifícios na universidade e agora com a carteira da OAB nas mãos desejando ter o retorno financeiro de nosso trabalho”, disse Jaqueline.