Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

A prova foi intensa, com disputas por posição até o final

A prova foi intensa, com disputas por posição até o final Foto: Philipe Bastos

Foto: Philipe Bastos A prova foi intensa, com disputas por posição até o final A prova foi intensa, com disputas por posição até o final

A ciclista tocantinense, Yana Camargo, conquistou sua terceira medalha nos Jogos Escolares da Juventude de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Desta vez, a atleta do Colégio Estadual Bernardo Sayão, de Gurupi, correu para o bronze na prova de estrada da maior competição interescolar do Brasil. Mais uma vez, Yana divide o pódio com as atletas do Paraná, medalha de ouro, e de Minas Gerais, medalhista de prata.

Em uma prova muito intensa sob um forte sol do município de Macaíba, local onde foi realizado o Ciclismo na edição 2018 dos Jogos, as três atletas disputaram os 35 minutos de prova sem se desprender uma da outra. Quando o sino que indica a última volta soou, as bicicletas aceleraram para o Sprint final e cruzaram, quase juntas, a linha de chegada. Um pouco mais à frente, a paranaense, com a mineira e a tocantinense logo atrás.

 Yana cruzou a linha de chegada na terceira colocação da prova de estrada do Ciclismo

Para Yana, a conquista sela um período de treinos dedicados à preparação para os Jogos. “Estou muito feliz com mais essa conquista. Sair de uma competição como essa com três medalhas é muito gratificante. Espero manter meu ritmo de treinos e sempre buscar bons resultados no esporte”, completou.

O treinador da equipe de Ciclismo do Tocantins, Rogério Freitas, destacou o empenho da atleta, bem como dos demais competidores que representaram o Estado na competição. “A Yana é uma excelente atleta e seu esforço rendeu esse resultado. Meus parabéns também à Anna Beatriz, ao Eduardo e ao Breno por virem até aqui e representarem o nosso Estado”, pontuou.

Vôlei de Praia

Já no Vôlei de praia, a dupla tocantinense enfrentou mais um adversário muito duro e acabou eliminada dos Jogos na disputa pelo bronze. Ao final da partida as arenas de Natal, o placar indicando dois sets a zero para a equipe da Paraíba confirmou a quarta colocação na competição nacional. Agora os meninos se juntam aos outros componentes da equipe de vôlei do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, para a disputa da modalidade nas quadras.

Jogos Escolares da Juventude

 Os Jogos Escolares da Juventude são a maior competição interescolar do Brasil, reunindo anualmente milhares de alunos e professores em torno de disputas de modalidades como o Atletismo, Badminton, Basquetebol, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Voleibol, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez, além da Luta Olímpica, da qual o Tocantins não participa.

Neste ano, o diferencial foi a implementação da etapa regional dos Jogos para as modalidades coletivas. Nesta etapa, se classificaram para a nacional as equipes de Basquetebol masculino da Escola Municipal Maria Júlia, de Palmas; de Handebol masculino do Colégio Ulbra Palmas e do Voleibol masculino do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína.