Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Acompanhada do presidente da SBH, Cláudio Salgado, Adriana Aguiar entregou a certificação os vencedores

Acompanhada do presidente da SBH, Cláudio Salgado, Adriana Aguiar entregou a certificação os vencedores Foto: Leandro Borges

Foto: Leandro Borges Acompanhada do presidente da SBH, Cláudio Salgado, Adriana Aguiar entregou a certificação os vencedores Acompanhada do presidente da SBH, Cláudio Salgado, Adriana Aguiar entregou a certificação os vencedores

Os estudantes Gabriel Marinho, Kaio Moreira e Renan Cauê foram certificados pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) por participarem do concurso de vídeos #TodosContraaHanseníase.  A cerimônia de certificação aconteceu no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, durante o encerramento do 15º Congresso de Hansenologia. Além da certificação e uma maleta de química, os vencedores ganharam um intercâmbio cultural em Palmas, com visitas a pontos turísticos.

O concurso foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a SBH, com o objetivo de promover na comunidade escolar reflexões sobre as causas e consequências da hanseníase. As produções dos alunos passaram por três etapas de seleção, nas escolas, nas Diretorias Regionais de Educação (DRE) e na Seduc.

Do Educandário Evangélico Ebenézer, de Gurupi, Gabriel Marinho foi o primeiro colocado. O aluno explicou que para a produção do vídeo contou com o apoio da mãe, que o ajudou a estudar o tema e montar o roteiro. “Sem ela não teria dado conta”, disse. Para receber a certificação, Gabriel Marinho esteve na Capital acompanhado dos pais, Jiullyanne da Silva, Ernandes Marinho e a irmã Ana Laura Marinho.

Kaio Moreira Santos, de 11 anos, foi o segundo colocado. O aluno da Escola Estadual Coronel Abílio Wolney, de Dianópolis, fez sua produção baseada no cinema mudo. O vídeo gravado na escola abordou sobre o tratamento e a discriminação da doença. O estudante destacou sua felicidade em conhecer Palmas. “Ontem nós fomos à Redesat, demos entrevista, passeamos no shopping e hoje visitamos vários lugares. É a primeira vez que saio de casa para passear”, pontuou. A coordenadora pedagógica da unidade, Valdiran Pires Ribeiro, acompanhou o aluno durante a visita à Capital.

Terceiro colocado na disputa, Rhenan Cauê, da Escola Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, destacou em sua produção os índices da doença no país. O aluno contou que o vídeo foi feito a uma hora do prazo da entrega e teve a ajuda da mãe, que também é professora na unidade.  Ana Cláudia Barbosa disse que sempre incentiva o filho a participar destas ações. Conforme a professora, o tema é muito relevante e a disseminação da informação ajuda a quebrar tabus. Para ela, “a participação efetiva dos alunos mostra que as unidades educacionais vêm desenvolvendo um bom trabalho, e conhecer a Capital, como premiação, é uma forma de valorizar a cultura local”.

 Adriana Aguiar, gestora da Seduc, destacou a experiência dos alunos, que ela considerou como única. “Quando a proposta nos foi apresentada, pensamos como envolver crianças em uma temática tão complexa, mas os resultados foram surpreendentes. Hoje, estes alunos atuarão como disseminadores, pois estudar o assunto amplia o conhecimento e muda a perspectiva sobre a doença. Eles serão agentes de transformação da comunidade em que estão inseridos. Gostaria de parabenizar os meninos, os professores e todos os envolvidos neste processo”, concluiu.

 A superintendente de Desenvolvimento da Educação, Eusamar Araújo de Sousa, salientou o compromisso da Seduc na formação integral do aluno. “Não tenho dúvida de que a parceria com a SBH, na realização do concurso de vídeos #TodosContraaHanseniase, promoveu uma mobilização em todo o Estado, proporcionando a disseminação de informações importantes acerca da doença. Com isso estamos contribuindo para eliminar este mal que afeta a sociedade”.

 Os vídeos produzidos pelos alunos serão utilizados pela Sociedade Brasileira de Hansenologia para divulgação do trabalho desenvolvido no País.

 Encontro

 A secretária visitou os alunos, na manhã deste sábado, para parabenizá-los pelo trabalho e iniciativa. O grupo socializou projetos, explicou como foi feita a elaboração dos vídeos e comentou sobre o conteúdo estudado.

 Além de participarem de palestras no 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Hansenologia, os alunos e acompanhantes visitaram o Palácio Araguaia, o Parque Cesamar e a Praia da Graciosa. A convite da secretária, o grupo assistirá à exibição do espetáculo Cidade dos Porquês, que será apresentado por estudantes que compõem o grupo do Balé Popular do Tocantins.