Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Gerência de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) promove nessa segunda-feira, 19, das 8 às 11 horas uma mobilização na Avenida JK, em Palmas/TO, em frente ao Banco do Brasil, contra a prática do racismo.

Durante toda a semana, serão realizadas atividades em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. 

Tratam-se de ações afirmativas de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente, considerando que, segundo o IBGE, cerca de 78% da população tocantinense é negra.

Na próxima terça-feira, 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data é atribuída ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder negro, pioneiro na luta e resistência contra a escravidão. A Lei 12.519, que instituiu a data foi sancionada pela ex-presidente República, Dilma Rousseff, no dia 10 de novembro de 2011.

A data está incorporada ao calendário das escolas e muitas outras instituições públicas e privadas, sendo feriado em alguns estados do País e mais de mil municípios. No Tocantins a cidade de Porto Nacional tem lei municipal que determina o feriado. 

Confira a lista dos municípios no anexo abaixo.