Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Servidores da Gerência de Promoção da Igualdade Racial distribuíram panfletos para motoristas

Servidores da Gerência de Promoção da Igualdade Racial distribuíram panfletos para motoristas Foto: Flávia Oliveira

Foto: Flávia Oliveira Servidores da Gerência de Promoção da Igualdade Racial distribuíram panfletos para motoristas Servidores da Gerência de Promoção da Igualdade Racial distribuíram panfletos para motoristas

A Semana da Consciência Negra, organizada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial, iniciou nesta segunda-feira, 19, com ações de conscientização sobre racismo e inserção dos negros na sociedade. As atividades são em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro.

Na manhã desta segunda-feira, servidores da Gerência de Promoção da Igualdade Racial distribuíram panfletos para motoristas e pedestres na Avenida JK e no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas, com o objetivo de esclarecer que o racismo é um crime definido em lei e que deve ser denunciado. “Ações como essa tem o intuito de tornar visível a questão do racismo no Brasil e sensibilizar a população sobre esse crime, que está previsto no Código Penal Brasileiro”, reforça a gerente de Promoção da Igualdade Racial, Cleane Gomes.

Durante a manhã, a servidora da Seciju e secretária executiva do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), Edilma Barros, participou de uma mesa redonda durante a programação da “Semana da Consciência Negra e Indígena – Somos Todos Iguais” realizada pelo IFTO. “Os negros do Brasil, ao longo dos 508 anos, buscam espaços de representação no poder público e nas universidades. Somos mais de 50% da população brasileira e somos considerados minoria devido à supremacia branca existente no país”, explicou Edilma, ao reforçar que é preciso ser ativista e buscar conquistas para o povo negro.

A programação da Semana da Consciência Negra segue com mais ações de panfletagem em vários pontos da Capital. E durante a manhã desta terça-feira, 20, na sede da Seciju, acontecerá uma palestra sobre racismo institucional para os servidores da pasta. A palestra faz parte do projeto “Puxa o Tamborete, Tome um Café de Quilombo e Vamos ter Dois Dedos de Prosa sobre o Racismo Institucional” que será desenvolvido pelo Cepir, com apoio da Seciju nos órgãos públicos estaduais em breve.

Cronograma

Dia 20/11: Palestra sobre Racismo Institucional – Local: Seciju

Dia 21/11: Distribuição de panfletos – Local: UFT e Unitins

Dia 22/11: Distribuição de panfletos – Local: Av. Tocantins - Taquaralto

Dia 23/11: Distribuição de panfletos – Local: Colégio Militar e Faculdade Objetivo