Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação / Governo do Tocantins

A Escola Estadual Almeida Sardinha, de Itacajá, jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso, realizou na segunda-feira, 19, pedágio informativo para combate ao Bullying. Participaram da atividade os alunos, gremistas e funcionários da escola.

Durante a ação foram entregues aos motoristas panfletos e adesivos na Avenida Presidente Dutra. A ação, que ocorre com atividades desenvolvidas ao longo do ano, objetivou conscientizar a população sobre o assunto, que é considerado polêmico e danoso.

Foi exibido para os estudantes o filme Extraordinário. Além do filme, foram proferidas palestras para os alunos de todos os turnos. No filme, os estudantes perceberam que é possível superar o bullying e o preconceito, muitas vezes encontrados dentro das próprias famílias. No caso do filme, uma personagem sofreu o bullying ao começar a frequentar a escola e conviver com outras crianças.

Segundo Maria de Lourdes Rocha da Cruz Porto, gestora da Escola, “a participação dos alunos fez com que todos se sentissem orgulhosos, pois os mesmos retrataram o assunto bullying com seriedade e responsabilidade, pois o tema traz preocupação e demanda com urgência para a educação”, comentou.

Para a orientadora Barbara Rodrigues Torres Miranda, “o objetivo foi alcançado, pois os alunos se envolveram e gostaram bastante da ação, além da participação da comunidade, que foi significativa”.

Sarah Myth Ferreira Gonçalves Barbosa, estudante, comentou sobre o evento. “Gostamos muito da ação que participamos. É bom conscientizar as pessoas daquilo que às vezes elas não sabem. E todos os motoristas, motoqueiros e pedestres pararam para nos ouvir”, destacou.