Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Um protesto organizado através da internet deverá ser realizado a partir do meio-dia desta quarta-feira, 21, em frente à Assembleia Legislativa na Praça dos Girassóis. A manifestação, que está sendo coordenada pelo Movimento Direita Independente (MDI), será um ato de protesto contra as exonerações dos delegados regionais da Polícia Civil na última sexta-feira, 16.

Um dos coordenadores do protesto, Flávio Mota, disse ao Conexão Tocantins que, para o MDI, as exonerações aconteceram sem “justa causa” e teriam sido um ato de perseguição política, especialmente contra o delegado Bruno Boaventura, que respondia pela delegacia regional de Araguaína e investigava casos envolvendo aliados políticos do governador Mauro Carlesse (PHS).

Segundo o coordenador do movimento, cerca de 50 pessoas já confirmaram presença na manifestação através da internet. O MDI espera que mais pessoas e outras instituições possam aderir ao movimento.

O MDI se define como uma entidade da sociedade civil comprometida com o combate à corrupção. “Nós somos um grupo que se organiza pela internet sempre a respeito de temas de relevância. Uma das temáticas que nos mobiliza é o combate à corrupção. O movimento divulgou uma nota de repúdio ao ato do governador na qual cita um possível crime de responsabilidade por parte do chefe do Poder Executivo Estadual e fala também na viabilidade de um processo de Impeachment contra Carlesse. “Um dos crimes que motiva um impeachment é a improbidade administrativa. O desvio de finalidade do governador Mauro Carlesse ao tentar obstruir a justiça alegando redução de despesa, que foi um mero simulacro, um pretexto para blindar o grupo político de sustentação ao governo. Caso o Ministério Público confirme esse contexto, nós achamos que existe o clamor da população por um impeachment”, disse Flávio Mota.

Nota de Repúdio

O Movimento Direita Independente (MDI), entidade da sociedade civil, comprometido com o apoio ao combate à corrupção, em especial na sua forma sistêmica de aparelhamento partidário da máquina pública e no recente ataque a Administração da Justiça, vem por meio desta repudiar o ato do governador do Estado do Tocantins, senhor Mauro Carlesse (PHS), de exonerar sem justa causa e no contexto de escândalo de repercussão nacional os Delegados de Polícia  Civil, notadamente o Doutor Bruno Boaventura Mota responsável pela Operação Expurgo da Polícia Civil (PC) em Araguaína.

As exonerações de suas funções de 160 de policiais deflagraram uma verdadeira crise institucional e de credibilidade do governo. No mesmo descalabro moral, a gerente de Transparência e Combate à Corrupção, da Controladoria do Gasto Público e Transparência, servidora Cláudia Regina Sousa e Silva, foi exonerada sem motivo aparente. Com efeito, demanda-se uma a avaliação sistemática e efetiva por parte do Ministério Público Federal e da OAB, bem como da Polícia Federal, ante a possível obstrução à Justiça e possível caracterização de ingerência nas investigações policiais em curso. Situação desencadeada a partir do ato de exoneração dos Delegados Regionais do Tocantins, publicadas no Diário Oficial do Estado do dia 16/11/18, resultou no desmantelamento da cúpula da Secretaria da Segurança Pública no Estado do Tocantins.

Cumpre resgatar que a possível obstrução à Administração da Justiça coincide com a deflagração da Operação Expurgo que teve como alvo o ex-juiz eleitoral João Olinto Garcia de Oliveira, genitor do deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Olyntho Neto (PSDB). Escândalo que indignou os brasileiros e se refere ao depósito irregular de 200 toneladas de lixo hospitalar envolvendo a empresa a Sancil Sanantonio Construtora e Incorporadora. Empresa contratada sem licitação pelo governador Mauro Carlesse, cujo líder de governo figura como sócio. Coincide, pois, com apreensão, há poucos dias da eleição, dos R$ 500 mil com o irmão do deputado tucano.

O MDI espera que demais entidades da sociedade tocantinense se manifestem, inclusive, sobre a possível existência de crime de responsabilidade. Com efeito, manifestem-se em defesa da probidade administrativa e acerca da viabilidade de eventual pedido de impeachment.

Serviço

O quê: Protesto contra exonerações de delegados regionais

Quem: Movimento Direita Independente (MDI)

Quando: Quarta-feira, 21 de novembro, às 12h

Onde: Assembleia Legislativa do Tocantins - Praça dos Girassóis