Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Estudantes do curso técnico em agropecuária, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, participam nesta quarta-feira, 21, de uma aula de campo na suinocultura Weber, zona rural de Taguatinga. A ação objetiva contextualizar os conteúdos trabalhados na disciplina de Suinocultura, desenvolvendo atividades práticas do manejo reprodutivo de suínos. 

As aulas externas acontecem anualmente e fazem parte das atividades de várias disciplinas. No caso específico, será realizada pela disciplina de Suinocultura, ministrada pelo professor Zootecnista, Walminey Barreto Júnior. O docente explicou que estas ações contam com participação efetiva dos estudantes. “É o momento de os alunos colocarem em prática os conteúdos trabalhados em sala de aula”, disse. 

Durante a visita, os alunos do curso profissionalizante desenvolvem atividades práticas como castração, aplicação de ferro, corte de dentes, além de discutir aspectos relacionados ao manejo sanitário e reprodutivo com os profissionais da propriedade visitada. 

O estudante Aldemir Dias ressaltou que as atividades práticas fortalecem o aprendizado na medida em que os cursistas são colocados em contato com as práticas realizadas na rotina de uma grande criação ou cultivo. 

Veronice Costa, diretora da escola, destacou a importância das parcerias com instituições públicas e privadas para o fortalecimento da aprendizagem. “Contamos com o apoio de inúmeros fazendeiros, criadores de bovinos, suínos, piscicultores. Entendemos a importância deste contato dos alunos com atividades práticas e compartilhar experiências, conversar com profissionais que já atuam agrega muito conhecimento”. 

Participam da visita estudantes do curso técnico em agropecuária, coordenadores e professores da unidade escolar.