Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério Público Estadual (MPE) aderiu à campanha de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Até o dia 10 de dezembro, a instituição divulgará em suas redes sociais mensagens diárias que visam contribuir para a desconstrução de uma cultura histórica de domínio e opressão e conscientizar para uma convivência harmônica entre homens e mulheres.

Além da mobilização por meio das redes sociais, a sede do MPE também iluminou-se de laranja, cor característica dos 16 dias de ativismo. Um grande laço laranja também foi afixado no interior do prédio, para que mulheres e homens imprimam suas assinaturas, aderindo simbolicamente à campanha.

No Ministério Público, a iniciativa é do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caocid) e do Núcleo Maria da Penha, com apoio da Assessoria de Comunicação.

“A transformação de uma cultura de violência e dominação em uma nova cultura, de paz e respeito, requer ações diárias de conscientização. Nesse sentido, a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma excelente oportunidade, que une pessoas e instituições em diversos países, em favor desse propósito”, avaliou a coordenadora do Caocid e do Núcleo Maria da Penha, promotora de Justiça Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira.

Dia Laranja

Celebrado no dia 25 de cada mês, o Dia Laranja Pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas alerta para a importância da prevenção e da resposta à violência de gênero. Sendo uma cor vibrante e otimista, o laranja representa um futuro livre de violência, convocando à mobilização todos os meses do ano no dia 25, culminando no 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.