Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em reunião com o secretário de Estado da Administração, Edson Cabral, na última sexta-feira, 23, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Estado Tocantins (Sintras) cobrou demandas dos servidores da saúde e entre elas resolução no bloqueio do cartão Brasilcard.

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, pontuou ao gestor que deveria ter sido informado aos servidores a questão. “Secretário deveria ter comunicado a categoria, assim teria evitado grandes transtornos na vida do servidor que aguardava a liberação do saldo no cartão. Pois ele é utilizado por muitos, e o cartão serve como se fosse um adiantamento de salário”, disse.

O secretário disse que a dívida maior foi contraída pelo Governo anterior, mas, afirmou que consta um débito da atual gestão, gerando um montante maior o que fez com que a Brasilcard suspendesse os serviços. “Está sendo trabalhado o caso e o Governo quer resolver com brevidade, talvez na semana que vem, com a normalização dos pagamentos e assim liberação do cartão”, disse Cabral.

De acordo com o presidente do Sintras, o servidor não tem culpa das dificuldades da gestão. “Dívida do Estado é do Estado e não do servidor, é responsabilidade do Governo cumprir com seus compromissos financeiros sem prejudicar os servidores”, destaca Manoel Miranda.

Na última sexta-feira, 17, o Sintras protocolou ofício ao governador Mauro Carlesse cobrando resolução do caso. O mesmo documento foi emitido para o secretário Edson Cabral.

Progressão

Baseada na lei de nº 2.670/2012, o Sintras também reforçou a cobrança ao governo dos relatórios que tratam da estabilização de todos os servidores aprovados no estágio probatório para auferir a sua devida progressão horizontal saindo da letra “A” para a letra “B”.

Outro ponto exigido pelo Sintras são os relatórios pendentes que visam a progressão, dos anos de 2015, 2016 e 2017 dos servidores que conquistaram a aptidão e que não foram concedidas.

O sindicato também quer uma solução para os casos pendentes de progressão do período de 2015 a 2018 que foram impactados pela Procuradoria Geral do Estado do Tocantins, protelando o pagamento dessas progressões.

O Sintras informa que o secretário Cabral e a equipe técnica da pasta irão apresentar um relatório de 1.652 nomes de servidores aptos a progressão vertical para ser encaminhada a Secretaria de Saúde, no máximo até quarta-feira, 28, para serem processados pela Comissão de Gestão e Enquadramento Funcional do Quadro da Saúde (CEGESF) e posterior publicação.  

Aposentados

A presidência do sindicato também solicitou à Secretaria Estadual da Administração uma resolução definitiva das progressões para os servidores aposentados, que ainda não perceberam suas devidas progressões.

Estiveram com o presidente Manoel Miranda na reunião, os diretores Raimundo de Sousa Morais e Domingos Rodrigues da Silva.