Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: John Souza

Na manhã desta quinta-feira (29), Gurupi recebeu uma reunião técnica sobre o processo de regionalização do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes. O evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Antônio Lino de Souza e os municípios da regional Sudoeste serão vinculados ao abrigo institucional de acolhimento Lar Renascer, de Gurupi, com capacidade para 20 crianças e adolescentes.

Participaram da reunião a equipe técnica de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (SETAS), representantes dos municípios da regional Sudoeste do Estado, a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Gurupi, Jussara Barreira Silva Amorim, e sociedade civil.

As discussões são para tornar Gurupi o ponto de apoio para que as demais cidades da regional possam discutir os assuntos referentes às crianças e adolescentes que precisam ser acolhidos. “Os municípios de pequeno porte tem dificuldade em estruturar um serviço de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de abandono, então o governo federal implantou uma estratégia para ajudá-los, que é a regionalização desse serviço, essa estratégia visa ter um município sede que tenha um abrigo institucional e que possa atender as crianças do entorno”, explicou a gerente de Proteção Social Especial do Estado, Jesielle Rocha Paulino.

“A reunião de hoje foi para firmar um compromisso dos municípios vinculados para ter uma vaga aqui em Gurupi, para isso, temos recursos federal e estadual que serão repassados ao município sede para atender o abrigo e os municípios vinculados irão definir o valor de contra partida para financiar também essas vagas”, acrescentou Jesielle.

Para o secretário Municipal do Trabalho e Assistência Social de Gurupi, Silvério Taurino (Dida Moreira), a ação é de extrema importância para os municípios envolvidos. “Este é um novo desafio que nós estamos abraçando e que beneficiará não apenas nossa cidade, mas outros municípios da região, para isso é importante trabalharmos juntos e com esses esforços, poderemos atender as exigências e necessidades da sociedade”, disse.

A promotora da infância e juventude de Gurupi, Jussara Barreira, também participou da reunião e enalteceu a iniciativa. “Todos os municípios estão sujeitos á vulnerabilidade desse público alvo, por isso é muito importante essa iniciativa, de regionalizar esse serviço, é uma excelente oportunidade de reestruturarmos as nossas ações nesse espaço democrático de discussões”, pontuou a promotora.

O Lar Renascer hoje conta com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social. O município, mediante um termo de colaboração, dispõe do pagamento mensal do imóvel e disponibiliza uma equipe técnica com psicólogo e assistente social.