Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Idosos acima de 65 anos e pessoas portadoras de necessidades especiais que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), têm até o dia 31 de dezembro para serem incluídas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. O registro dos beneficiários e seu grupo familiar é obrigatório, caso contrário, haverá suspensão do benefício.

A determinação é do Ministério do Desenvolvimento Social por meio do Decreto Nº 8.805/2016. Os beneficiários precisam procurar a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social ou o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Com o cadastro às famílias poderão ter o acesso a outros 20 programas sociais como Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e o Bolsa Família. 

“A inserção no CadÚnico identificará a realidade socioeconômica dos beneficiários e ao mesmo tempo irá apontar as demandas desse público para a inclusão nos serviços sócios assistenciais e em outras políticas públicas”, explicou a Gestora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Gurupi, Daiane Silvina Carneiro.

Em Gurupi, são 1.125 beneficiários com deficiência, sendo que 320 ainda não estão inscritos no CadÚnico ou possuem inscrição desatualizada. Já idosos são 1.520 beneficiários e 400 deles ainda precisam se cadastrar ou atualizar o registro.

Documentação

A documentação necessária para o cadastro: CPF, RG, titulo de eleitor, comprovante de Beneficio do INSS, Comprovante de endereço. Se tiver criança é necessário levar a certidão de nascimento e declaração escolar. Também devem ser apresentados os documentos originais de todos os moradores da casa.

Locais para informação e cadastro

- Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social

Gestão cadastro único

- CRAS Vila Nova (Rua 20, entre as Ruas 10 e 11, Setor Vila Nova)

- CRAS Nezinho Guida (Rua H, QD 29, LT 11 Nº 149, Vila Íris)