A triatleta Ludimila Barbosa de Oliveira, 40, que sofreu um acidente aquático neste domingo, 2, enquanto participava de uma prova de natação no Lago de Palmas, passou por cirurgia e teve o pé amputado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a atleta está internada na UTI do Hospital Geral de Palmas (HGP) e o estado de saúde é grave.
Na manhã desta segunda-feira, 3, cerca de 50 homens do corpo de bombeiros se mobilizam para doar sangue para Ludimila. Nas redes sociais amigos da atleta também fazem campanha para arrecadar sangue.
Ludimila Oliveira foi atingida por uma embarcação do Corpo de Bombeiros durante a 6ª etapa do circuito estadual de Maratona Aquática do Tocantins. A corporação explicou que equipe fazia a segurança dos atletas da competição e, no decorrer da prova, começou a ventar muito, seguido de uma forte chuva no local, formando altas marolas e correnteza. Após metade do percurso, alguns atletas começaram a pedir ajuda aos bombeiros para serem retirados da água. Segundo o Corpo de Bombeiros, de imediato a equipe começou o serviço de socorro dos competidores e quando estavam retirando um terceiro competidor da água, sentiram o impacto de uma quarta pessoa na retaguarda da embarcação.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe imediatamente prestou socorro à vítima, e a mesma foi conduzida por uma ambulância de plantão ao HGP. "Lamentamos profundamente o acontecido e asseguramos que todos os procedimentos necessários para preservação da vida e elucidação dos fatos, foram e estão sendo tomados", lamenta a Corporação.
A Marinha e polícia técnica foram acionadas para registro dos procedimentos cabíveis.
Prefeitura de Palmas
Por meio de nota a Prefeitura de Palmas se solidarizou com a família de Ludimila. "A Prefeitura de Palmas se solidariza com a família da professora Ludimila Barbosa, do Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria, vítima de um acidente ocorrido na manhã deste domingo, 2, no Lago de Palmas. A prefeita Cinthia Ribeiro colocou toda a estrutura do município à disposição da família de Ludimila e da equipe escolar, para prestar suporte e apoio nas situações em que o Município puder atuar. Estamos em oração pelo pronto restabelecimento da servidora", informa a nota. (Atualizada às 9h45 do dia 03-12-2018)