Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Há onze dias o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (SINTRAS-TO) registrou as demandas dos filiados aposentados no Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (IGEPREV), e nesta sexta-feira, 7, voltou, a reunir com o presidente do instituto, Sharlles Fernando Bezerra Lima, juntamente com o secretário de Estado de Administração, Edson Cabral, para avançar nas discussões e como resolver as progressões pendentes dos servidores aposentados.

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, reforçou o pedido do sindicato aos gestores para agilizar o processo de concessão das progressões dos inativos, evitando assim passivos futuros para o Estado. 

Outro ponto destacado pelo presidente Manoel é estabelecer regras para os futuros aposentados que venham a ter progressões pendentes ao chegar no tempo de aposentar, garantindo o direito ao servidor e efetivação financeira das suas progressões, e consequentemente evitando ônus para o Estado. “O servidor não tem motivo para esperar a vontade política, porque já é um direito adquirido do servidor amparado na lei 2.670, de 19 de dezembro de 2012, a obrigação do Estado é só pagar”, afirma o sindicalista. 

Conforme a Superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secad, Sandra Cristina Gondim, já está sendo levantado nomes dos servidores aposentados que possuem progressões que ainda não foram concedidas financeiramente. 

O secretário Edson Cabral informou que assim que este levantamento for concluído irá agendar a reunião novamente com o Igeprev e o Sintras para estabelecerem como será feito o processo financeiro das concessões. 

Segundo o gestor é uma proposta positiva, mas para conceder essas progressões é necessário fazer uma análise do impacto financeiro no Igeprev, assim só após a conclusão do levantamento que viabilizará estudar a questão. 

Estiveram também na reunião o diretor de Assuntos Previdenciários do Igeprev, Hidelbrando Brás da Silva Reis, e os diretores do Sintras, Domingos Rodrigues da Silva e Emmanuel da Silva Bronze.