Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

128 famílias receberão os alimentos

128 famílias receberão os alimentos Foto: Divulgação / Governo do Tocantins

Foto: Divulgação / Governo do Tocantins 128 famílias receberão os alimentos 128 famílias receberão os alimentos

A coordenação do Balé Popular do Tocantins entregou nesta terça-feira, 11, os alimentos arrecadados com as apresentações de final de ano da companhia de dança. Ao todo, foram doadas mais de 2,7 toneladas de mantimentos que irão abastecer a dispensa de 128 famílias tocantinenses, por meio de nove instituições que atendem a pessoas carentes. As cestas básicas foram arrecadadas durante as 11 apresentações do Balé Popular, distribuídas em três grandes espetáculos, que movimentaram mais de 2.700 espectadores.

Os alimentos foram entregues ao Programa Mesa Brasil, do Sesi, na sede da instituição, em Palmas. Após a entrega, os alimentos serão direcionados à Creche Sementinha de Amor, Centro de Reabilitação Casa Crer, Centro de Reabilitação Leão de Judá, Associação Santa Edwiges, Creche Cantinho da Criança, Cintru, Creche Santa Terezinha, Nepal e Comitiva Esperança.

Para a coordenadora do Programa Mesa Brasil do Tocantins, Any Mendonça, a parceria entre a entidade e o Balé Popular promove ações solidárias que levam alimentos para pessoas que realmente necessitam. “Sempre dissemos que o balé popular é um projeto solidário em todas as etapas. Promove a cultura, promove a solidariedade e leva alimento a quem realmente precisa. Essa parceria que temos com o Balé Popular é muito importante, porque é um dos nossos maiores doadores e conseguimos atender muita gente que realmente precisa”, destacou. 

O bailarino Jefferson Marques é um dos coordenadores do Balé Popular do Tocantins e esteve presente na entrega dos alimentos. De acordo com ele, o objetivo das apresentações de final de ano da companhia de dança é justamente unir arte, cultura e solidariedade. “Desde que começamos a fazer essas apresentações, nós sempre fazemos essa troca. Não cobramos ingresso, pedimos 1 Kg de alimento, justamente para tentarmos ajudar o máximo de pessoas possível. A nossa vontade é a cada ano aumentar o número de pessoas em nossas apresentações e atender sempre mais famílias”, disse.

Apresentações

No último final de semana, o Balé Popular do Tocantins realizou o espetáculo Clássico dos Clássicos que promoveu uma imersão do público em uma mistura cênica de contos, história, música e muita dança. Além de Clássico dos Clássicos, a companhia de dança já realizou outras apresentações de final de ano como resultado do trabalho desenvolvido com os bailarinos. Ao todo, serão 16 apresentações incluindo as já realizadas “Cidade dos Porquês” e “Memórias”, além das apresentações de “Clássico dos Clássicos” que envolvem Ballet Clássico, Jazz, Danças Urbanas e Dança Contemporânea.

Balé Popular

O projeto do Balé Popular é uma iniciativa do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e oferece aulas gratuitas de dança a crianças, adolescentes e jovens da Capital. A iniciativa visa identificar, formar e valorizar talentos, além de fomentar a dança no Estado. O Balé Popular do Tocantins conta com cinco polos: Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, Colégio da Polícia Militar de Palmas, Escola Estadual Rachel de Queiroz, Escola Estadual Frederico Pedreira e Escola Estadual de Tempo Integral Vila União. A companhia representa o Estado em eventos, festivais e mostras pelo País.