Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

A Companhia de Dança Balé Popular do Tocantins realiza espetáculo como finalização do trabalho desenvolvido durante o ano de 2018. Neste final de semana, entre os dias 7 e 9, a companhia apresenta o espetáculo Clássico dos Clássicos. A apresentação é resultado do trabalho pedagógico desenvolvido neste ano de 2018 pelo Balé Popular do Tocantins, do polo Colégio da Polícia Militar de Palmas. A criação das coreografias tem como estímulo e inspiração os balés de repertório e musicais da Broadway. O espetáculo envolve em torno de 120 alunos.

As apresentações são realizadas, nos três dias, no auditório do Sesc Palmas. Dia 7, a apresentação será às 19h30. Já nos dias 8 e 9, serão duas sessões, às 18h30 e 20h30. Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos no local do evento em troca de um quilo de alimento não perecível. Os gêneros alimentícios arrecadados serão organizados em cestas básicas e distribuídos pelos bailarinos a entidades que atendem famílias carentes no Estado.

Jefferson Marques, um dos coordenadores do Balé Popular, destacou que a intenção dos espetáculos de fim de ano é difundir a dança entre o público tocantinense, despertando nos estudantes o interesse pela arte, além de mostrar à comunidade o saldo do projeto. “Além de fomentar a arte em nosso Estado oferecendo aulas e apresentações artísticas de qualidade, por meio dos eventos, o projeto colabora ainda para a formação integral dos alunos, visto que, por meio da dança, são desenvolvidos vários aspectos como a consciência corporal, a ritmicidade, o relacionamento coletivo e o interesse pelas artes e a cultura”, pontuou.

Sinopse

Viajando por diferentes linguagens corporais, os alunos poderão mergulhar numa mistura cênica, de contos, história, música e muita dança. O Clássico dos Clássicos terá diferentes olhares, interpretações únicas e pretende arrebatar o público com uma multiplicidade de emoções que só poderá explicar quem tiver o privilégio de assistir. O espetáculo conta com um programa de 17 atos, com coreografias envolventes que prometem prender a atenção do público.

Apresentações de fim de ano

Além de Clássico dos Clássicos, a companhia de dança já realizou outras apresentações de final de ano como resultado do trabalho desenvolvido com os bailarinos. Ao todo, serão 16 apresentações incluindo as já realizadas “Cidade dos Porquês” e “Memórias”, além das apresentações de “Clássico dos Clássicos” que envolvem Ballet Clássico, Jazz, Danças Urbanas e Dança Contemporânea.

Balé Popular

O projeto do Balé Popular é uma iniciativa do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e oferece aulas gratuitas de dança a crianças, adolescentes e jovens da Capital. A iniciativa visa identificar, formar e valorizar talentos, além de fomentar a dança no Estado. O Balé Popular do Tocantins conta com cinco polos: Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, Colégio da Polícia Militar de Palmas, Escola Estadual Rachel de Queiroz, Escola Estadual Frederico Pedreira e Escola Estadual de Tempo Integral Vila União.  A companhia representa o Estado em eventos, festivais e mostras pelo País.