Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

“Esse é um momento ímpar de expor a situação da sanidade animal para estarmos unidos e juntarmos forças com o segmento agropecuário para alavancar o agronegócio”, disse o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, durante a abertura do 1º Seminário do Plano Estratégico do Tocantins livre de febre aftosa sem vacinação e o 1º Fórum de pecuária sustentável do Tocantins. O evento está ocorrendo nesta quinta-feira, 13, no Palácio Araguaia, em Palmas.

O encontro discute as estratégias do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026. Uma vez que a retirada da vacinação no Tocantins deve ocorrer a partir de 2021. O superintendente Federal da Agricultura, Rodrigo Guerra, disse que o novo ciclo da defesa sanitária é um dos maiores desafios para os próximos anos. “Os setores público e privado devem estar articulados visando garantir o avanço no status sanitário, colaborando com a melhoria nas condições para detecção precoce de problemas. Mas para isso, é preciso muita consciência e investimentos”, disse.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Tiago Dourado, a pecuária tocantinense é um misto de atividade econômica e cultural, cerca de 70% dos municípios tocantinenses tem a pecuária como principal componente do Produto Interno Bruto (PIB). “Temos um rebanho de qualidade, entretanto, para termos acesso aos mercados mais exigentes é preciso uma nova qualificação do rebanho, pensando nisso, estamos instituindo nesse momento a Política Estadual de Melhoria da Qualidade Genética de Rebanhos - Pró-Genética Tocantins” destacou.

Para o produtor rural, Arquides José dos Santos, proprietário da Chácara Boa Esperança, a febre aftosa sempre causou medo pelos impactos econômicos que pode provocar. “Esse momento é muito importante pra eu entender como será essa retirada, tenho muitas dúvidas e vim buscar orientações”, ressaltou.

O encontro contou ainda com a participação do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Sebastião Pelizari Júnior; presidente da Fieto, José Roberto; representando a FAET, Carlos Ribeiro; o secretário do desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia, turismo e cultura, Wilson Charles, e demais autoridades, servidores, empresários e produtores rurais.

Palestras

O auditor fiscal federal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO), Luiz Eduardo Cardoso apresentou uma visão geral do Plano com ênfase na transição sanitária. “Com a evolução todo mundo ganha, mas se houver retrocesso todo mundo perde. É preciso investimentos o suficiente para o fortalecimento de todo o sistema”. Na sequencia, o diretor de defesa, sanidade e inspeção animal, Francisco Ramos, apresentou o histórico de combate a doença, relembrou a criação da Agência que completa 20 anos e os próximos passos para evolução dos estados.

O Controle do trânsito entre os estados que fazem divisa com o Tocantins também esteve na pauta dos temas, ministrado pelo responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle de Trânsito Animal da Adapec,  Marne Noleto. 

Programação (período da tarde)

13h30 – Apresentações

Painel 1 - Diagnóstico e perspectivas futuras da cadeia produtiva da carne bovina – Secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária - Thiago Dourado e o presidente da Fieto, Roberto Pires.

Painel 2 - Projeto ABC no Tocantins: Casos de Sucesso – Gerente de Agropecuária do Ruraltins e responsável pelo Projeto ABC no Tocantins, Ana Clara Bohnen e o gerente do Projeto ABC Cerrado do Senar Nacional, Rafael Rocha.

Debates: Moderador Eric Arthur Bastos Routledge – Pesquisador Chefe de P &D  da Embrapa  CNPASA

15h30 ÀS 17h30 – Apresentações

Painel 3 – Experiência dos Pecuaristas no Tocantins – Presidente da Associação dos Criadores de Nelore no Tocantins José Luiz Sanches Boteon e o proprietário da Agro3mil, Ricardo Dias

Painel 4 – A importância da organização na pecuária – Diretor Técnico da DSTAK (Assessoria Pecuária), Rafael Mazão e o gerente do escritório técnico regional da ABCZ em Palmas, Luiz Fernando De Paula  Salim

Debates – Moderador Maurício Bassani (MB Parceiros)

17h30 às 18h30 – Mesa Redonda  de encaminhamentos da Carta do Fórum.