Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Colégio Estadual Lavandeira/TO, localizado no município de mesmo nome, foi vencedor da categoria Escola Cidadã, do 10º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU). A escola concorreu com cerca de 2900 outras escolas participantes.

Com o tema “Ser Honesto é Legal”, a iniciativa visa despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à convivência cidadã.

No Brasil, foram 1.013 municípios envolvidos no concurso, 591 mil alunos mobilizados, mais de 20 mil professores, 266 mil desenhos realizados, 240 mil redações, num total de cerca de 506 mil trabalhos. No Tocantins, houve participação de 22 escolas, com 17 mil alunos mobilizados, 328 professores, 6.423 desenhos realizados, 8.139 redações, num total de 14.612 trabalhos produzidos.

Participaram alunos nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com trabalhos do tipo "Desenho". De 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA) os alunos concorreram com trabalhos do tipo “Redação”. E ainda na categoria Escola Cidadã, as escolas concorreram com trabalhos do tipo “Plano de Mobilização”.

O concurso premia os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria, e os respectivos professores orientadores, com um tablet e um certificado de reconhecimento da CGU. As três instituições com a melhor estratégia para debater o tema também serão premiadas na categoria “Escola-Cidadã” com um notebook e um certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU.

A premiação do Colégio Estadual Lavandeira pelo plano de mobilização ocorreu na última quarta-feira, 12, em cerimônia do Dia Internacional de Combate à Corrupção realizada pela CGU em Brasília/DF.