Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araujo O governador Carlesse e o presidente do TJ, Eurípedes Lamounier, inauguraram as novas dependências do Fórum de Araguaína O governador Carlesse e o presidente do TJ, Eurípedes Lamounier, inauguraram as novas dependências do Fórum de Araguaína
  •  Solenidade foi concorrida e contou com a presença de representantes de todos os poderes e outras autoridades do Estado e da região

Em uma solenidade concorrida, que contou com a presença de representantes de todos os poderes e outras autoridades do Estado e da região, o governador Mauro Carlesse e o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Eurípedes Lamounier, inauguraram na tarde dessa sexta-feira, 14, as novas dependências do Fórum de Araguaína, que leva o nome do juiz José Aloísio da Silva Luiz. As novas instalações vão centralizar todas as varas e juizados da Comarca que atendem à população de Araguaína, bem como, das cidades de Aragominas, Araguanã, Carmolândia, Muricilândia, Nova Olinda e Santa Fé do Araguaia.

A solenidade teve início com a execução de Hino Nacional brasileiro e um momento ecumênico pelo padre Éder Carlos Martins e pelo pastor Amilson de Freitas. Também foi exibido um vídeo com todas as etapas da obra.

A edificação abriga toda a estrutura, antes dividida em cinco prédios, centralizando as varas e juizados em um único lugar.Com estrutura ampla e moderna, o novo fórum proporcionará mais conforto, segurança e acessibilidade ao cidadão, magistrados, servidores e membros do sistema de justiça. Essa nova estrutura foi construída com recursos próprios do Tribunal de Justiça, por meio do Fundo de Modernização e Aprimoramento do Poder Judiciário do Estado do Tocantins (Funjuris), financiamento Pró-Estado/Banco do Brasil e Tesouro estadual e foram investidos cerca de R$ 34,5 milhões. A obra foi realizada pelo Governo do Tocantins, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado das Cidades e Infraestrutura (Seinf).

Mauro Carlesse elogiou a obra e destacou que essa nova estrutura vai dar melhores condições de trabalho ao Judiciário. "O novo Fórum de Araguaína certamente vai favorecer o trabalho do Judiciário não só de Araguaína, mas de todas as cidades da região, além dos visitantes, que a partir de agora serão melhor acomodados quando procurarem o local".

Para a presidente do Fórum, Lilia Bessa Olinto, as novas instalações representam a realização de anos de espera. "Foram anos de espera e representa também o compromisso do Tribunal de Justiça em prestar melhores serviços à população".

O presidente do TJTO fez um retrospecto da história do Judiciário tocantinense, os desafios enfrentados ao longo dos anos e elogiou os esforços das gestões para tornar a obra realidade. "Diante de tudo que passei como juiz nesse Estado, é uma honra inaugurar essa obra de tamanha envergadura. Isso é resultado da união de todos os gestores do TJ e da parceria com o governo do Estado. O governador Mauro Carlesse assumiu e deu a contribuição necessária para concluímos esse moderno prédio".

Estrutura

O prédio conta com 10,5 mil m² de área construída, distribuídos em quatro pisos erguidos em um terreno de 12,6 mil m². O novo Fórum conta com auditório para 250 pessoas e salão do Tribunal do Júri também com 250 lugares. O estacionamento interno conta com 174 vagas, destinados aos servidores e visitantes, além de acessibilidade dentro das normas brasileiras, o que facilitará o acesso às pessoas com necessidades especiais.