Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Dornil Sobrinho/ Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Educação, do Museu da Pessoa, e do Instituto Avisa Lá, realizaram na quinta-feira (13) no Centro Convenções Comandante Vicentão, o encerramento do projeto “Memória Local na Escola” com o lançamento de um livro feito pelos alunos da rede municipal de ensino.

Ao longo do ano de 2018, foram realizados encontros mensais com 22 professores do Ensino Fundamental (regular EJA), envolvendo 356 
alunos.

Memória na Escola

O projeto Memória Local Na Escola, faz parte do Plano Anual de Atividades do Museu da Pessoa de 2018 realizado pelo Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), pelo de Instituto Museu da Pessoa, com apoio do Instituto Avisa Lá e patrocínio da Bayer.

Histórias da cidade

A Diretora Executiva do Museu da Pessoa, Sônia Helena, explicou como o projeto veio para Porto Nacional. “Esse evento é uma culminância de todo um trabalho que começou em maio quando viemos aqui em Porto Nacional. Conversamos com a equipe da Secretaria de Educação e trouxemos essa ideia de fazer um projeto que contasse a história da cidade a partir da história dos moradores e que os alunos iriam fazer todo esse processo”, informou Sônia.

Porto Nacional Um Rio De Histórias, também conta a história de Pedro do Carmo conhecido como o pequeno grande homem. Pedro comentou da emoção de ver sua história em um livro. “Eu nunca esperava que isso iria acontecer na minha vida. É uma alegria imensa de ver que a minha história poderá ser contada para mais e mais gerações”, disse.

Escolas participantes

Ao todo, 13 escolas participaram do projeto: Escola Municipal Generosa Pinto, Escola Municipal Deasil Aires, Escola Municipal Delza da Paixão, Escola Municipal Marieta Macedo, Escola Municipal Jacinto Bispo, Escola Municipal Carmecita Matos Maia, Escola Municipal Ercina Monteiro, Escola Municipal União e Progresso, Escola Municipal Padre Luso, Escola Municipal Celso Mourão, Escola Municipal Dr. Euvaldo, Fani de Oliveira Macedo, Escola Municipal Faustino Dias.

Formação

A Secretaria da Educação, Shyrleide Maia, destaca a importância do livro aos alunos. “Esse projeto tem contribuído de uma forma muito significativa com formações dos professores da rede municipal. Esse Projeto irá incentivar a comunidade a resgatar as suas histórias de vida e que deixaram marcas não só em Porto Nacional, mas no Estado do Tocantins”, disse Shyrleide.