Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Tharson Lopes/ Secom TO

Dando continuidade à programação natalina do Governo do Tocantins, teve início nessa segunda-feira, 17, às 19 horas, um show de luzes no Memorial Coluna Prestes. Serão dois dias de um show de projeções mapeadas com ícones que marcam o Estado.

Como forma de inclusão social, dois pacientes internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), do Hospital Geral de Palmas (HGP), um com Guillain-Barré e outra com ELA (Esclerose lateral amiotrófica), participam do evento de luzes, como parte da campanha Encantos de Natal.

Carlos Sousa dos Santos, 37 anos, que tem a síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune grave que afeta o sistema nervoso, está internado no HGP desde o dia 17 de julho deste ano e acompanhou o evento natalino. Já Edilza Santos se Araújo, que tem ELA, doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas, tem 36 anos e está internada no HGP desde o dia 8 de setembro 2012, participará do evento nesta terça-feira, 18. Tanto Carlos como Edilza contam com acompanhamento de uma equipe médica especializada para que possam ter a oportunidade de assistir o evento de forma presencial.

"Dentro das nossas possibilidades estamos tentando proporcionar para a população uma forma de participar do natal aqui na Praça dos Girassóis. Temos a projeção mapeada que também é uma inovação e muito lúdica, principalmente para as crianças, além da parte social que é proporcionar esse momento de confraternização natalina com pacientes do HGP. Estão todos convidados para a nossa comemoração", disse o secretário de Estado da Comunicação Social, João Neto.

Sobre o evento

A projeção mapeada trata-se de uma técnica utilizada para projetar imagens em uma estrutura tridimensional, em que a luz é direcionada exatamente para a região que receberá o conteúdo visual, dando ao público a capacidade de interagir com o conteúdo projetado. A projeção mapeada é realizada pela primeira vez pelo Estado em ambiente aberto. A programação tem acesso totalmente gratuito para a comunidade.

Cantata Encanto do Natal

Durante quatro dias a escadaria do Palácio Araguaia, em Palmas, foi palco de várias apresentações que trouxeram a magia e a alegria que essa época do ano proporciona. A Cantata Encanto de Natal iniciou na terça-feira, 11, e seguiu até a sexta-feira, 14.

Idealizado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), a Cantata teve o acesso totalmente gratuito e o público presente pode conferir uma programação especial a cada dia. Foram corais, bandas sinfônicas e sanfônicas e cantores gospels que embelezaram ainda mais as apresentações.